Criação de museu e colocação placa de homenagem a Pedro Barroso
Para: Junta Freguesia de Riachos, CM Torres Novas, Ministro da Cultura
António Pedro da Silva Chora Barroso foi um dos maiores cantautores do nosso panorama musical, assim como escritor, pintor, escultor, artista plástico, entre outros. Nasceu em Lisboa em 28 de novembro de 1950 tendo pisado os palcos das principais cidades do mundo, levou à nossa diáspora e não só, a sua musicalidade e a sua voz portentosa que afagava os corações de todos aqueles que se encontravam longe do seu país, deu palestras sobre a cultura portuguesa em várias universidades nacionais e internacionais.
Um homem da cultura que tudo fez para engradecer a língua portuguesa através da música, da poesia e artes no seu geral.
Deveria ter sido reconhecida toda a sua obra em vida, no entanto a doença cravou as suas garras num homem bondoso e generoso e deixou-nos em 16 de março de 2020, ficámos mais pobres.
Em vida tinha traçado diretrizes para que o seu espólio material fosse integrado num museu a ser recuperado da antiga escola em Riachos onde o seu pai foi professor, tal não veio suceder até à presente data, infelizmente.
Seria também merecedor de uma justa homenagem com a colocação de uma placa na fachada do prédio onde morou enquanto jovem na Rua de São Bento, nº 101, em Lisboa.