Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição para a proibição da utilização de telemóveis nos intervalos e em períodos não letivos até ao final do ano letivo 2023/2024 na Escola Dr. Fernando Peixinho

Para: Comunidade Educativa da Escola Dr. Fernando Peixinho

Os subscritores do presente documento vêm solicitar com carácter excecional e experimental, a proibição da utilização de telemóveis nos intervalos e em períodos não letivos até ao final do ano letivo na Escola Dr. Fernando Peixinho.
Pelas seguintes razões:
-Reconhecimento ao nível da comunidade científica internacional dos efeitos nefastos que os telemóveis exercem ao nível do desenvolvimento neurológico, cognitivo, social, emocional, comportamental (agressividade, depressão, ansiedade) e ao nível da saúde e bem-estar em geral. Assistimos, de forma galopante, ao atraso no desenvolvimento da linguagem, da escrita, do cálculo mental, do pensamento crítico, da concentração, da memorização e da incorreção postural. Assistimos ainda ao aumento do sedentarismo entre os jovens, com os malefícios conhecidos que daí decorrem, nomeadamente o aumento da obesidade, do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diminuição da esperança de vida.
-Refira-se ainda que medida idêntica à que queremos implementar já foi adotada por diferentes países e em Portugal por algumas escolas. O AEOB foi sempre pioneiro na inovação pedagógica e não queremos ficar para trás. Não queremos adotar medidas remediativas no futuro, queremos adotar medidas preventivas na defesa do desenvolvimento das nossas crianças e jovens.
-Na Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, para além de corroborarmos os aspetos anteriormente referidos, constatamos que os casos de indisciplina ocorridos no presente ano letivo resultantes de situações de utilização inadequada do telemóvel, nomeadamente registo de imagens e som não autorizados, ameaças através de mensagens e situações de cyberbullying através das redes sociais, são cada vez mais.
Assim, entendemos ser fundamental devolver aos recreios a sã convivência, o jogo, o desporto, a brincadeira, a imaginação a magia e a arte.
"Cada passo teu hoje representa a tua vida de amanhã."
Wilhelm Reich, psiquiatra e psicanalista



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 07 Março 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
77 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.