Abaixo Assinado Contra o Encerramento da Porta de Acesso às 9:15h

Para: À Direção do Pré Escolar Casa Vera Cruz

Vimos, através desta petição, expressar a nossa preocupação em relação à decisão de fechar a porta de acesso ao corredor principal do Pré-escolar a partir das 9h15, considerando três pontos-chave: o bem-estar emocional das crianças, as necessidades das famílias e a natureza não obrigatória do pré-escolar em Portugal.

Compreendemos a importância de garantir a segurança e a organização do ambiente escolar, no entanto, é crucial considerar o impacto que esta medida pode ter no bem-estar emocional das crianças. Muitas delas preferem ser entregues pelos pais na sala de aula, onde as educadoras e auxiliares são as suas figuras de referência na escola, proporcionando-lhes um momento de transição suave e afetuoso.

Além disso, é importante reconhecer que muitas famílias têm horários laborais diferentes e desejam aproveitar as manhãs para desfrutar de momentos de qualidade com os seus filhos antes de começarem as suas atividades diárias. Ao impor restrições rígidas de acesso à escola, esta medida pode criar obstáculos adicionais para essas famílias, que têm o direito de escolher a melhor forma de educação e cuidado para os seus filhos.

É crucial lembrar também que o pré-escolar não é obrigatório em Portugal, e as famílias têm o direito de escolher se desejam ou não inscrever os seus filhos neste nível de ensino. Portanto, é essencial promover uma parceria colaborativa entre a escola e as famílias, respeitando e valorizando as necessidades e os direitos de ambas as partes.

Também é crucial ressaltar que o horário restritivo de entrada até às 9:15h contraria diretamente o Artigo 2 do regulamento interno da instituição, o qual preconiza que a permanência das crianças na instituição deve ser limitada ao estritamente necessário. Assim, esta medida pode resultar no prolongamento desnecessário do tempo de permanência das crianças na instituição, contradizendo as diretrizes estabelecidas no regulamento interno.

Diante do exposto, solicitamos que a direção da escola reconsidere esta medida e busque alternativas que conciliem a segurança das crianças com as necessidades das famílias, garantindo assim um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os envolvidos.

Esperamos que a direção da escola leve em consideração as nossas preocupações e trabalhe em conjunto com as famílias para encontrar uma solução que beneficie a todos.

Esta petição foi criada em 04 março 2024