Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela criação da carreira especial - Técnico Secretário Clínico

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

PETIÇÃO NACIONAL

A Sua Excelência Presidente da Assembleia da República,

Exmos. (as) Srs. (as), Deputados.

Com os nossos e mais respeitosos cumprimentos.

Como sindicato, SPAS - Sindicato dos Profissionais Administrativos da Saúde, vimos por esta petição solicitar o seguinte:

Para nós existem 3 pilares bases numa sociedade que se quer desenvolvida, democrática e de direito que não permitem o andar com experimentações, são eles a Saúde, Educação e Justiça.

Em janeiro de 2008 tínhamos uma carreira e por via da Lei 12-A/2008, 27 de fevereiro a mesma foi extinta passando todos os Administrativos da Saúde a “Assistentes Técnicos”.

Estamos em 2024, e continuamos como “Assistentes Técnicos”, sem que tenha havido qualquer ação, no sentido de reconhecer a especificidade das funções que desempenhamos. Perante estes factos e argumentos vimos solicitar o seguinte: 

1º. – Que sejam reconhecidas as nossas competências diferenciadas e responsabilidades dos demais "Assistentes Técnicos" e por via dessa diferenciação nos seja reconhecida a criação da carreira especial de "Técnico secretariado clínico".

2º. – Que sejam recrutados apenas, e no futuro, tanto para as ULS do SNS – Serviço Nacional de Saúde, Hospitais Privados, IPSS, e Santas Casas de Misericórdia, “Técnicos secretariado clínico”, devidamente formados, qualificados e certificados.

3º- Em março de 2020, o SPAS lançou a semente para a criação da carreira especial e desde então têm desenvolvido esforços para que se torne realidade para a dignificação e motivação do grupo profissional. 

4º. - O perfil de secretário clínico, proposto pela USF-AN a 19 de outubro 2021, direcionado para os CSP - cuidados de saúde primários, foi mais um passo importante no reconhecimento desta necessidade. 

5°. - O SNS tem necessidade urgente de melhorar a sua eficiência e os Secretários Clínicos são fundamentais para que esse objetivo seja conseguido. 

6°. - Achamos que este reconhecimento é necessário e merecido visto que o "Assistente Técnico" da saúde lida diariamente com uma multiplicidade de universos, desde:
Consulta Externa, Hospital de dia, Internamentos, Serviço de Urgência, Secretariados de Direção, Recursos Humanos ( Ex. Absentismo, Vencimentos), Logística/Aprovisionamento, Contratação Pública e outros.

7°. - O Curso Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico já está implementado e a ser lecionado no ensino politécnico. Esta é a via que melhor assegura a eficiência no recrutamento para corresponder às exigências na profissão. 

8°. - Os Administrativos da Saúde, que só no. setor público ultrapassa os 18.000 profissionais (aproximadamente 12,5%), são atualmente o único grande grupo que não vê reconhecida a sua atividade por uma carreira específica mais do que justificada. 

9°. - A partir de janeiro de 2024 tivemos a maior reforma do SNS, desde a sua existência, com a constituição de 31 ULS perfazendo um total de 39 ULS, assim:

A diferenciação, no contexto do SNS, deverá ser garantida de modo a permitir a requalificação técnica que permita potenciar o contributo específico destes profissionais no contexto das equipas e das instituições de saúde.

Deverá igualmente ser promovida a diferenciação por áreas e funções no sentido de melhorar a eficiência global do sistema, bem como a melhoria das respectivas condições de operacionalidade. Neste sentido defendemos a abertura de um processo de diálogo a fim de iniciar a todo este processo.

Junto com esta petição iremos juntar as nossas competências, que são na verdade essenciais a uma boa prestação com qualidade de excelência no SNS.

Participe assinando e divulgando esta petição entre os profissionais, e sociedade civil!

Aguardamos a aceitação desta petição

SPAS -Sindicato dos Profissionais Administrativos da Saúde



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 29 fevereiro 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
6 296 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.