Por um sistema de evacuações médicas mais eficaz pela FAP na RAA

Para: Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

A Região Autónoma dos Açores (RAA), composta por 9 ilhas, fica, por vezes, à mercê de apenas UMA única tripulação da Força Aérea Portuguesa (FAP).
São 6 ilhas sem Hospital, em que o Hospital central da Região localiza-se na Ilha de São Miguel.
No passado dia 28 de janeiro 2024, a minha mãe sofreu um segundo enfarte agudo do miocárdio num espaço de um mês. TEVE QUE ESPERAR CERCA DE 19 HORAS para que a evacuação fosse realizada.
Alegadamente, isto aconteceu porque após a missão de transporte de um utente no lado oposto do arquipélago (Ilha das Flores), a tripulação excedeu as horas de voo e, por isso, teve que cumprir com as horas de descanso legalmente obrigatórias.
A FAP tem, neste momento, duas aeronaves nos Açores, o helicóptero Merlin e o avião C295.
Quero, por isso, apelar a que haja SEMPRE MAIS DO QUE UMA TRIPULAÇÃO AO SERVIÇO / DE PREVENÇÃO, para cada um dos seus meios, de modo a que mais nenhum residente nos Açores sofra com as consequências desta angustiante espera e gerindo de forma mais eficiente os recursos disponíveis.

Grata a todos os que colaborarem, de forma a que se faça cumprir com os lemas da FAP:
"Onde necessário, quando necessário" e "Para que outros vivam".
Joana Bairos

Esta petição foi criada em 28 fevereiro 2024