Exclusão da Obrigação de Ligação dos Operadores Privados de Carregamento à Rede Mobi.E
Para: Governo de Portugal
PETIÇÃO NACIONAL
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmos. (as) Srs. (as) Deputados,
Com os nossos mais respeitosos cumprimentos.
Nós, a comunidade de utilizadores de veículos elétricos, cidadãos preocupados com a sustentabilidade ambiental e defensores da inovação tecnológica em Portugal, unimo-nos para expressar a nossa preocupação e solicitar a revisão da legislação atual que obriga a ligação dos operadores privados de carregamento de veículos elétricos à rede Mobi.E.
Esta obrigatoriedade tem criado entraves significativos ao desenvolvimento e operacionalização de infraestruturas de carregamento, como evidenciado pela situação dos Superchargers da Tesla em locais como Castelo Branco e Matosinhos, que, apesar de estarem prontos e operacionais, permanecem inacessíveis ao público devido a estas restrições.
Tem-se visto filas de veículos para carregar em autoestradas, em carregadores privados, situação essa que dificulta a normal circulação em períodos sazonais.
Perante os factos e argumentos apresentados, vimos solicitar o seguinte:
Contexto:
Em janeiro de 2024, a Autoridade da Concorrência (AdC) desenvolveu uma análise às condições de concorrência no setor da mobilidade elétrica, identificando barreiras que podem comprometer o desenvolvimento e a expansão de uma rede de mobilidade elétrica com cobertura adequada, eficiente e competitiva. Este estudo, intitulado "Concorrência e Mobilidade Elétrica em Portugal", apresenta um conjunto de recomendações ao Governo e aos Municípios para promover a concorrência e a eficiência na rede de mobilidade elétrica em Portugal, em benefício dos consumidores.
Objetivos da Petição:
1º. – Que seja revista a legislação que obriga a ligação dos operadores privados de carregamento de veículos elétricos à rede Mobi.E, permitindo uma maior flexibilidade e autonomia para os operadores privados no desenvolvimento da infraestrutura de carregamento.
2º. – Que seja promovida uma concorrência saudável no mercado de carregamento de veículos elétricos, incentivando a inovação e a diversificação das ofertas de serviços de carregamento, conforme recomendado pela AdC.
3º. – Que seja garantido aos utilizadores de veículos elétricos em Portugal o benefício de uma rede de carregamento mais abrangente, diversificada e eficiente, sem as limitações impostas pela necessidade de integração numa única rede monopólica gerida centralmente.
4º. – Que se reconheça a necessidade de adaptar a legislação às realidades e necessidades atuais da mobilidade elétrica, promovendo uma transição mais rápida e eficaz para a mobilidade sustentável, como sugerido no estudo da AdC.
5º. – Que seja considerada a possibilidade de permitir que os operadores privados implementem e operem os seus próprios sistemas de carregamento, independentemente da rede Mobi.E, desde que cumpram com os padrões de segurança e eficiência energética.
6º. – Que sejam promovidos mecanismos competitivos para a atribuição de direitos de instalação e exploração de pontos de carregamento nas áreas de serviço, mitigando as barreiras à entrada de novos operadores, conforme identificado pela AdC.
7º. – Que se promova a simplificação dos procedimentos administrativos e burocráticos necessários para a instalação e operação de pontos de carregamento de veículos elétricos por parte de operadores privados, conforme recomendado pela AdC.
8º. – Que seja incentivada a criação de parcerias entre operadores privados e entidades públicas para o desenvolvimento de infraestruturas de carregamento, garantindo a cobertura e acessibilidade em todo o território nacional.
9º. – Que se assegure a inclusão de diferentes tipos de tecnologia e inovação nos sistemas de carregamento, permitindo uma evolução contínua e adaptação às novas exigências e avanços no setor da mobilidade elétrica.
10º. – Que seja criado um programa de incentivos financeiros e fiscais para apoiar a expansão da rede de carregamento de veículos elétricos, tanto por parte de operadores privados como públicos, fomentando o crescimento sustentável deste setor.
Apelo:
Perante a análise desenvolvida pela AdC, que identificou obstáculos à entrada de novos operadores e dificuldades na experiência dos utilizadores de veículos elétricos, apelamos a todas as partes interessadas — políticos, reguladores, empresas e cidadãos — para reconhecerem a importância de adaptar a legislação às realidades e necessidades atuais da mobilidade elétrica. Uma abordagem mais flexível e aberta à integração de operadores privados de carregamento sem a obrigatoriedade de ligação à rede Mobi.E beneficiará não só os utilizadores de veículos elétricos, mas também o ambiente, ao promover uma transição mais rápida e eficaz para a mobilidade sustentável.
Conclusão:
Solicitamos, portanto, que esta petição seja considerada com a devida urgência e que as alterações legislativas necessárias sejam implementadas para assegurar uma infraestrutura de carregamento de veículos elétricos que seja moderna, eficiente e acessível a todos.
-
Actualização #3 Consulta Pública
Criado em 18 de março de 2025
Conforme já devem ter ouvido, a alteração à lei encontra-se em fase de consulta pública e agora cabe a nós fazer a nossa parte.
Deixo aqui um extrato do pedido da AMME:
Há neste momento duas coisas que podemos e devemos fazer para colocar pressão no legislador e levar a actual proposta do Regulamento Jurídico para a forma de Lei. E temos que contar com a ajuda de todas e todos vós neste processo.
A primeira é a fase de consulta pública, em que a actual proposta de lei se encontra, depois da sua aprovação em Conselho de Ministros. Até dia 29 de Março, todos podemos ir a https://www.consultalex.gov.pt/Portal_Consultas_Publicas_UI/ConsultaPublica_Detail.aspx?Consulta_Id=364 e deixar clara a nossa posição. As entidades com que temos falado pediram-nos que comuniquem casos concretos, dificuldades concretas, que sentiram na vossa experiência na primeira pessoa. Por isso, o nosso principal e primeiro pedido: PARTICIPEM por favor na Consulta Pública. Todos nos podemos registar, são 5 minutos de registo, e depois, existe uma caixa de texto em que se pode colocar um comentário, ou um anexo num documento formatado.
-
Actualização #2 Siga-nos no X/Twitter
Criado em 2 de julho de 2024
Estamos no X (Twitter)
https://x.com/carregamento_pt
-
Actualização #1 Chegámos às 2000 assinaturas
Criado em 24 de junho de 2024
Celebramos 2000 Assinaturas! ??
Querida comunidade,
Estamos entusiasmados em anunciar que alcançamos a marca de 2000 assinaturas na nossa petição pela exclusão da obrigação de ligação dos operadores privados de carregamento à rede Mobi.E!
Este é um marco importante e mostra a força da nossa união em prol de uma mobilidade elétrica mais flexível e inovadora em Portugal.
Porquê Continuar?
Apesar deste sucesso, ainda precisamos de alcançar pelo menos 7500 assinaturas para garantir que a nossa voz seja ouvida pelas autoridades competentes. Cada assinatura conta e pode fazer a diferença na criação de uma infraestrutura de carregamento mais eficiente e acessível para todos.
Como Ajudar?
Partilhe o link: Facilite a partilha da petição usando este link curto e fácil de memorizar: https://bit.ly/exclusao-mobi
Divulgue o Cartaz/Flyer: Descarregue e distribua nosso cartaz/flyer para ajudar a espalhar a mensagem. O cartaz pode ser descarregado aqui: https://peticao-mobi.tiiny.site/
Juntos, podemos promover mudanças significativas e garantir um futuro mais verde e sustentável para Portugal.
Obrigado pelo seu apoio contínuo!
|
Assinaram a petição
5 014
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|