Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição para distribuição gratuita de produtos de higiene feminina nos Centros de Saúde, Escolas e Universidades

Para: A Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e aos Membros da Assembleia da República

Segundo o CENSOS 2021, 23,81% da população residente em Portugal são mulheres em idade menstrual (entre os 10 e 49 anos).
No entanto, a estas 2 462 985 mulheres, continua a ser negado o acesso gratuito a produtos de higiene feminina básicos e indispensáveis para a saúde e bem estar da comunidade feminina.
O acesso a produtos como pensos higiénicos, tampões e copos menstruais não deveria ser impedido, nem afetado pela capacidade económica e/ou situação social e cultural da mulher e das famílias em que se incluem.
O Jornal Expresso retrata a 07/02/2024 um estudo realizado pela Spirituc - Investigação Aplicada, que indica que quase 12% das raparigas já tiveram de faltar às aulas durante o período menstrual porque as famílias não tinham capacidade financeira para comprar produtos de higiene menstrual.
A saúde das mulheres não pode continuar a ser comprometida, e a natural ocorrência da menstruação não pode afetar o acesso à educação.
As mulheres, os homens, e as pessoas não binárias abaixo assinadas unem-se enquanto comunidade, e exigem o acesso gratuito a produtos de higiene feminina para a menstruação, com distribuição nos Centros de Saúde, Escolas Básicas e Secundárias e Universidades.
Recusamo-nos a continuar a aceitar o Tabu, a falta de conhecimento e o desvio do olhar da sociedade.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 07 Fevereiro 2024
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
57 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.