Proposta de alteração toponímica do Largo 8 de Dezembro para Largo Fernando Rodrigues "Chinelo"

Para: Cidadãos residentes ou com raízes em Vila Verde da Raia

O grupo de cidadãos residentes, ou com raízes em Vila Verde da Raia, assinantes desta petição pública online, vem propor à assembleia de freguesia de Vila Verde da Raia a alteração toponímica do Largo 8 de Dezembro para Largo Fernando Rodrigues "Chinelo". Por considerarmos que a atual designação de Largo 8 de Dezembro, apenas tem como significado a data da sua inauguração, somos a favor de lhe atribuir deste modo uma identidade, alterando a toponímia do mesmo, sem causar qualquer alteração à sua propriedade nem à data da sua inauguração.

Os motivos que justificam esta proposta são:
1. O grupo de cidadãos considera que Fernando Rodrigues “Chinelo” teve um impacto significativo na comunidade local. Acreditamos que a alteração do nome de um largo para o nome de uma pessoa de bem, embaixador de uma freguesia, local que amava e sempre pronto para ajudar, seria uma forma adequada de o homenagear.
2. Do seu modo ímpar, fez uma diferença positiva na vida das pessoas da freguesia. Foi alguém solidário com os outros e esteve sempre pronto para ajudar em qualquer situação, amou a freguesia e trabalhou incansavelmente para torná-la num lugar melhor para todos.
3. Celebrar o seu legado de generosidade e apoio à aldeia, que se traduziu na construção/requalificação de infraestruturas e equipamentos públicos, promovendo e estimulando a cultura e a educação na freguesia, o conhecimento e a valorização da sua história, das suas tradições e das suas personalidades.
4. Fernando Rodrigues “Chinelo”, foi um grande impulsionador da cultura local, apoiando as várias associações que existem ou existiram na freguesia.
5. Fortalecer a identidade e o orgulho da freguesia, que foi o berço e o destino de Fernando Rodrigues “Chinelo”, e que está presente em muitas memórias das pessoas que com ele conviveram. Ele manteve-se sempre ligado à sua terra, onde regressava com frequência.
6. Atraiu mais visitantes à freguesia, pois, sempre fez questão de ser visitado e não visitar.
7. Deu a conhecer o nome de “Vila Verde da Raia”, por ele apelidada como “capital do mundo”, em todos os locais por onde passou, sempre com orgulho das suas humildes raízes.

Acreditamos que a alteração da toponímia do largo para o seu nome, seria uma forma justa e adequada de homenagear a sua vida e o seu legado. Seria uma forma de reconhecer o impacto positivo que ele teve na comunidade local e de garantir que o seu nome seja lembrado por muitas gerações. A alteração toponímica proposta foi feita com critério, respeito e participação, pois envolve a memória e a identidade das pessoas que frequentam ou frequentaram o referido Largo.

Esta petição foi criada em 02 fevereiro 2024