Modificar a utilização do VAR no futebol
Para: Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portugal
O sistema de VAR pode ajudar a clarificar muitos lances. No entanto, é, hoje em dia, óbvio, nos diferentes campeonatos e torneios onde o mesmo é utilizado, que está longe de ser infalível.
A razão da sua infalibilidade tem possivelmente a ver com três factores:
1 - a tecnologia continua a necessitar de ser seres humanos a interpretar o lance
2 - um ser humano não consegue necessariamente discernir melhor um lance após múltipla visualizações
3 - a tecnologia não consegue substituir em absoluto a interpretação do árbitro no momento, uma vez que lances em câmera lenta frequentemente dificultam a análise dinâmica dos mesmos.
O outro aspecto indesejável na utilização do VAR é o tempo, aparentemente ilimitado, que por vezes requer para avaliar um lance, o que frequentemente quebra a dinâmica do jogo, entedia os espectadores e leva ao arrefecimento muscular dos jogadores.
Dito isto, o VAR é frequentemente útil e tem um potencial enorme na redução de erros de arbitragem, o que, no caso de um desporto como o futebol em que um único erro pode determinar um resultado, seria sempre desejável.
Qual a alteração que proponho?
Limitar a duração da avaliação do VAR. O árbitro pode recorrer ao VAR nos moldes correntes mas tem de chegar a uma decisão no período máximo de 1 minuto, atendendo que em caso de dúvida deve-se beneficar a equipa que ataca, regra básica e antiga de arbitragem de futebol.
Resumindo, se o VAR não consegue clarificar um lance no espaço de um minuto, assume-se a decisão inicial da equipa de arbitragem.
Esta limitação iria condicionar o árbitro, os jogadores e os adeptos a aceitar a falibilidade do sistema, tal como acontecia antes do VAR, eliminando no entanto a obscenidade de erros na interpretação do VAR cometidos à distância, e beneficiando das suas vantagens no caso da reposição de eventuais erros crassos cometidos pela equipa de arbitragem.
A utilização do VAR nestes moldes repõe também a autoridade à equipa de arbitragem, que hoje em dia está a ser posta em causa.