Avisos em plantas Toxicas para Animais

Para: A Suas Excelências, O Presidente da República, O Presidente da Assembleia da República, O Primeiro-Ministro, Aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, Aos/Às Excelentíssimos/as, Senhores/as Deputados/as da Assembleia da República, Empresas de Venda de Flores, Supermercados, etc

Existem diversas plantas (simples e flores) que são tóxicas para animais, um pequeno descuido ou falta de conhecimento traz graves problemas para os animais domésticos e seus donos.

Pelo que é importante haver uma legislação para obrigar aos vendedores e fornecedores deste tipo de plantas que coloquem um aviso bem legível, de que não é uma planta recomendada para quem tem animais em casa.

A minha gata ficou internada e em risco sério de vida devido a uma simples flor estrela de natal, uma simples flor decorativa, inocentemente colocada em casa, teve graves percussões na vida de um animal.
E certamente este caso não será o único, provavelmente milhares de animais adoecem e morrem sem os donos saberem/entenderem o motivo.

Aqui fica uma lista das plantas toxicas para cães/gatos/humanos:
Estrela-do-natal, Lírio, Azaleia, Espada-de-São-Jorge, Mamona, Antúrio, Babosa, Begônia, Camomila, Cebolinha, Copo-de-leite, Costela-de-adão, Dracaena, Hortelã, Louro, Manjerona, Orégano, Samambaia renda, Agave, Cíclame, Amarílis, Azálea, Ficus (Figueira-benjamim), Coroa-de-cristo, Crisântemo, Clivia, Hera-do-diabo, Antúrio, Gerânio, Árvore-da-borracha, Hortênsia, Oleandro, Orquídeas (todas as espécies), Passiflora, Filodendro

Entre muitas outras.... obvio que nem todas podem ter toxicidade elevada, por isso focar nas que são mais perigosas e informar que não é recomendada para quem tem animais.

Esta petição foi criada em 05 dezembro 2023