Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Queremos transportes dignos em Gaia, não somos cidadãos de segunda categoria, não a transportes de terceiro mundo que custaram milhões.

Para: Assembleia da Republica , Camara de Gaia, Unir

É um ultraje o que esta a acontecer com a entrada da UNIR, crianças sem transporte para a escola e da escola para casa, trabalhadores que não tem transporte para ir e voltar para o trabalho, idosos que não podem fazer a sua vida normal e ficam isolados, autocarros não identificados e velhos...

A UNIR e a Camara de Gaia deveriam de pagar os taxis/ubers das pessoas que foram afetadas, estamos a falar de um prejuízo enorme para as famílias que já vivem empobrecidas e que ainda pagam passes.

Os Gaienses não podem mais ser considerados cidadãos de segunda. Com os atuais horários perdemos mobilidade de transporte e vamos ser obrigados a usar o carro, outros nem carro tem e tem que usar taxis, etc. Onde está a mobilidade moderna para deixar o carro em casa? É este o plano de sustentabilidade da unir e da câmara de Gaia e juntas de freguesia?

Sr. Eduardo Rodrigues não adianta dizer nos meios de comunicação social que não foram canceladas linhas e horários, isto é vergonhoso.

Sábado dia 16 de dezembro ás 10h30 vamos até á Camara de gaia mostrar o nosso descontentamento
link do evento:

https://www.facebook.com/events/367757725785231

Tive a ideia de fazermos uma petição online, certamente que vamos ter as assinaturas para que tenhamos voz e que a câmera de gaia/unir, e meios de comunicação social nos escutem. Isto inclusivamente tem que chegar á assembleia da republica, o que se passa é demasiado grave, tem que ser exposto pelos meios de comunicação social e tem que ser investigado, estamos a falar de milhões que não foram usados para servir o povo. Foram colocadas várias fotos que no primeiro dia de serviço os autocarros que fizeram transporte de passageiros, eram autocarros velhos da gondomarense que nem sequer estão identificados como sendo da UNIR.



Os horários lançados pela plataforma dia 28/11/2023 estão incompletos, é uma vergonha que um Projeto do governo seja lançado assim. Os milhões que foram gastos não serviram para fazer as coisas em condições? Isto parece cada vez mais um país de terceiro mundo. Hoje dia 02/12/2023 são atualizados os horários e estamos MUITO pior do que estávamos quando o serviço de serzedo/espinho entre outros era operado pela Espirito Santo / UTC, etc

Algumas situações na zona de Vila Nova de Gaia:


-dia 1/12 , primeiro dia de serviço, várias pessoas que queriam ir de Arcozelo-gaia ( linha espinho-gaia) esperaram mais de uma hora e meia desde as 10 da manhã por um autocarro que nunca apareceu, isto é lamentável.

-dia 2/12 "Acabei de chegar agora a paragem de Arcozelo pingo doce, as 9h ?? o qual já fiquei revoltada , isto já começa a ser realmente uma palhaçada , pois na paragem se encontra um senhor, que iria trabalhar, as 8h e já está na paragem desde as 6h da má e ainda nenhuma camionete passou"

- a frequência de autocarros espinho-gaia é extremamente reduzida comparando com as frequências da Espirito Santo / UTC, o que vai resultar em autocarros completamente lotados criando uma falta de segurança.

- deixou de existir o Autocarro nocturno que era operado pela espírito santo 30s que fazia Gaia general- torres Serzedo as 23 e Serzedo -general torres as 23:45. Este autocarro abrangia gaia centro até serzedo, passando por gaia, soares reis, vilar paraiso, gulpilhares, arcozelo e serzedo. UPDATE(30s ja foi corrigido mas antes tinha 51 horarios incluindo nocturno, agora apenas tem 11...) muitas vezes o autocarro nao passa...

-os habitantes de Serzedo deixaram de ter acesso directo ao autocarro que faz a linha espinho-gaia

- Toda a área de restauração da zona de salgueiros , praia deixa de ter transportes para ir para casa a noite a última que passava lá da empresa espírito Santo era as 23:45 que apanhava os trabalhadores no final do turno pudessem ir para suas casas .

-Linha 45 da Espirito Santo substituida pela 9045 só com 2 horários de Valadares para Miramar e vice versa.

-o 39 ( espirito santo )é inexistente e que antes, após as 21h a zona era servida pela 31,
o sentido João de Deus (metro) — Freixieiro (escolas) sempre foi servido até às 00:50 pela 31 (João de Deus (metro) - Oliveira do Douro). Importa referir, que este autocarro fazia no último circuito) um desvio na Porta do Serafim, para levar os passageiros até às Escolas no Freixieiro e depois regressava à Porta do Serafim e ia para a garagem.
Mas das 21h até às 00:50h era feito João de Deus (metro) - Oliveira do Douro (garagem) - Freixieiro - João de Deus (metro).

- A linha 45 substituída pela 9045, que já era reduzida agora so tem 2 horários, um de manhã às 8h e outro de tarde.

-A antiga linha 1009 - V. Grijó - Espinho via Corveiros tinha o seguinte horário v.grijó 08:10h - espinho 08:30h, espinho - 18:45h e v.grijó 19:15h nos quais utilizava. Agora a linha unir 9074 : v.grijó 08h - espinho 08:19h e espinho - 17:00 e v.grijó 17:19. Como é possível retirar o autocarro das 18:45h e as pessoas saem depois das 18h.

-MGC, retiraram a camioneta que fazia o trajeto da lomba para d João ll. Passava em São Miguel às 6h30. Agora só temos por volta das 7h com frequência de passagem quase de hora em hora. Algumas já chegavam aqui completamente cheias e a frequência era de 20 em 20 min.

-A linha 9058 (Espinho - Fontainhas) sai com intervalo de 50 minutos entre as 7h35 e as 9h15m (em hora de ponta) e mais tarde entre as 9h45m e 10h saem 2 autocarros em 15m. Não faz sentido nenhum.

-- A linha 9007 (Freixieiro-Porto via Gervide) que é a única que serve a zona de Gervide (existe a 9002 também mas que está ainda pior com 3 passagens por dia) passa a ter um horário de hora a hora nos dias úteis e apenas 3 autocarros aos Sábados e Domingos. Isto não é exequível para quem precisa do transporte público nesta zona para trabalhar e melhorar a sua mobilidade. Numa zona já tão congestionada com trânsito para a Ponte do Infante, vão invariavelmente colocar lá mais tráfego de veículos pessoais e piorar os tempos de deslocação de toda a gente em resultado disso.

-"Chamo-me Joana Vasconcelos, residente em Canelas e acabei de assinar a sua petição.
Envio-lhe este email para lhe fazer a ressalva que o autocarro que servia Canelas da empresa Espírito Santo, linha 50, também deixou de existir.
Esta linha servia Canelas/ General Torres- via Vilar do Paraíso, permitindo a que residentes em Canelas que estudassem nas escolas de Vilar do Paraíso, tivessem transporte directo. No verão de 2023 esta linha passou somente a ter 2 horários (7h15 e 19h30) e manteve-se assim até deixar de existir sem qualquer aviso prévio ou alternativa.
Não são só as linhas que enumera na sua petição. Esta linha, a 50 que servia Canelas, tambem foi extinta e não há alternativa.
Eu tenho filhos em idade escolar, a estudar no agrupamento de Valadares e, desde que começou este ano lectivo, tenho de interromper o meu trabalho, independentemente das horas que forem, para os ir buscar porque não há nenhuma alternativa! Tal como eu, deverão existir mais pais, mais cidadãos nesta situação, residentes nesta freguesia. "

"Os horários novos foram lançandos e para quem é da zona de Gaia, nomeadamente perosinho-serzedo, fica muito limitado nas suas deslocações.
Todos os dias, tenho de me deslocar até ao comboio. A única opção que tenho é a linha 9060 que até à data da mudança deste horários tinha um horário razoável. Neste momento, é me impossível utilizar esta linha visto que o primeiro autocarro a sair dos carvalhos é às 8h15.
Deixo aqui ao alerta a muitas pessoas que utilizam este autocarro para chegar até ao comboio e até espinho. Porque sim, existem muitas pessoas que dependem desta linha para trabalhar e muito provavelmente não sabem desta alteração e na segunda-feira vão estar à espera do autocarro das 7h15. Fica o alerta para todos os utentes para tentar deslocar-se de outra forma… infelizmente, para mim, a solução vai ser o Uber.
antes havia o horário das 7h15 que foi suprimido da linha 9060. Agora, o primeiro autocarro a sair dos carvalhos em direção a espinho sai às 8h15. Quem tem de fazer transbordo para ir para o Porto não pode ir à esta hora. Apesar disto, voltaram a colocar a linha serzedo-jardim do morro. Infelizmente, horários muito reduzidos. O primeiro inicia as 6h15, e depois só há às 7h45. O que é impensável para quem vai para o Porto. Ou levantam-se às 5h00 da manhã ou vai às 7h45 e chegam ao morro às 8h45-9h00 por causa do trânsito existente na zona…."

"os meninos de sermonde entram as 8h30 minutos e a camioneta só passa na Asprela 8h35 como chegam as crianças á escola a horas? Na hora da saída para virem almoçar os nossos filhos saírem á 13h15 só tenhem camioneta na churrasqueira dos carvalhos para virem para casa as 14h20 ou seja as crianças só almoça às 15h tenham vergonha nós aqui nesta união de freguesias sermonde grijo já éramos bastante limitados mas agora é um absurdo cm vamos explicar as faltas as escolas e aos trabalhos???e para ajudar temos o melhor presidente de junta que se esqueceu que um dia ja foi um simples morador como nós somos hoje não passamos de uns meros números com números de eleitor .......cada vez com menos vontade de ser portuguesa "

-Linhas das escolas de arcozelo e miramar, aguda, etc



E isto certamente que não veio só prejudicar os habitantes de Vila Nova de Gaia, todas as outras zonas operadas pela Unir foram afetadas.

Tiago Silva
contacto
[email protected]



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 02 Dezembro 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
340 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.