Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Renomeação do Auditório da Academia de Artes do Estoril para Auditório Carlos Avilez

Para: Câmara Municipal de Cascais, Ministério da Cultura

Carlos Avilez, um nome incontornável na história do Teatro Português. Com uma carreira longínqua no Teatro, iniciou-se como ator, em 1956, na Companhia Amélia Rey Colaço - Robles Monteiro. Durante as primeiras décadas no mundo do Teatro para além de ator, escreveu, dirigiu e encenou inúmeras peças.
Foi diretor do Teatro Nacional S. João, do Teatro Nacional D. Maria II e ainda Presidente do Instituto de Artes Cénicas.
Depois de ter feito parte do Teatro Experimental do Porto, decide fundar o Teatro Experimental de Cascais, que a 13 de novembro completou 58 anos de existência.
Fundou também a Escola Profissional de Teatro de Cascais, onde descobriu, ao longo da carreira, inúmeros talentos para a representação.
Carlos Avilez foi também agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, com as Medalhas de Honra e Mérito Municipal da Câmara Municipal de Cascais, de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e da Associação 25 de Abril e a Medalha de Mérito Cultural da Vila de Óbidos.

Infelizmente o Mestre deixou-nos dia 22 de Novembro de 2023, deixando para trás um gigante legado, desde a Companhia do Teatro Experimental de Cascais, à Escola Profissional de Teatro de Cascais, que forma atores todos os anos.

A sua última Encenação; "Electra"de EUGENE O'NEILL estreou-se dia 18 de Novembro no Auditório da Academia das Artes do Estoril (Nova casa da Escola Profissional de Teatro de Cascais).

Como tal achamos que pelos esforços que o Mestre Carlos fez pela cultura em Cascais, e por este Auditório ter sido o lugar da última encenação do mesmo vivo, achamos que deve ser renomeado para "Auditório Carlos Avilez".

Ficando o Estoril então com 2 Teatros/Auditórios com nomes de Grandes Lendas do Teatro que trabalharam juntas por muitos anos. Mirita Casimiro e Carlos Avilez.

Descanse em Paz Carlos Avilez!



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 22 Novembro 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.490 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.