Petição pelo asfaltamento do Estradão Florestal Cortes do Meio - Penhas da Saúde | EM508 - EN339

Para: Município da Covilhã

A Junta de Freguesia de Cortes do Meio lançou uma petição pública, destinada à Câmara Municipal da Covilhã, pelo asfaltamento do “estradão florestal” que liga Cortes do Meio às Penhas da Saúde (EM508 – EN339).

Este Estradão, com cerca de 10 km, a 20km da A23, e a 17km da cidade da Covilhã, é a melhor solução para: "aliviar" o tráfego na cidade da Covilhã, para todos aqueles que pretendem visitar o maciço central da serra da estrela; capitalizar todo o potencial cultural, gastronómico, turístico, patrimonial, de toda a zona sul do concelho da Covilhã; criar um acesso privilegiado ao recentemente criado Miradouro do Alto dos Livros, um lugar idílico, com história e identidade, que oferece uma vista deslumbrante e única para a Cova da Beira.
Este investimento é também uma mais-valia para os agentes que operam na esfera da proteção civil.

O referido Estradão já se encontra sob gestão do Município da Covilhã por deliberação da Assembleia de Compartes da Comunidade Local do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio, ratificada e aceite por deliberação em sede de reunião da Câmara Municipal da Covilhã.

Porque acreditamos que há vida e valor além cidade, e que a zona sul do concelho da Covilhã não pode render-se à estagnação, ao fatalismo da desertificação e interioridade, continuaremos a lutar por este projeto potenciador de desenvolvimento, investimento, emprego e novos residentes.

Esta petição foi criada em 16 novembro 2023