Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pela atualização do subsídio de alimentação de acordo com os aumentos da inflação e do custo de vida

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República Exmo. Senhor Presidente da República, Exmos senhores deputados.

Exmos senhores,

Informo que o subsídio de alimentação neste momento em Portugal deveria ser aumentado, de acordo com os aumentos da inflação e do custo de vida, impostos, taxas e taxinhas, rendas, empréstimos, água, luz, gás, passes, combustíveis e sobretudo com a alimentação, e basta fazer apenas alguns cálculos para chegar a esta conclusão.

Vamos então fazer algumas contas, passo a citar o meu caso pessoal:

Recebo o meu subsídio de alimentação através do cartão my edenred 6€ por dia trabalhado.

Resumindo:

6€x22 dias úteis= 132€

Em média, uma refeição em Lisboa custa entre 6,80€ e 15€, bebida entre 1€ e 1,60€, café entre 0,65 e 0,75€, sobremesa entre 1,50€ e 3€ = a no mínimo 9€ por dia e com as refeições de pequeno almoço, almoço e lanche 15€ por dia.

Vamos então fazer as contas:

15€x22 dias úteis= 330€

É caso para perguntar - Por acaso andam a gozar com os trabalhadores no país que recebem o ordenado mínimo nacional que nem sequer chega para pagar as despesas mensais da casa e ainda por cima, um subsídio de alimentação que nem chega para duas semanas?

Vamos então fazer uma regra 3 simples:

330€:22 dias úteis=Z
132€xZ=X

330€:22 dias úteis=15€
15€x10 dias úteis=150€

Parece que a conta é evidente, em uma semana e meia já gastei o meu subsídio de refeição.

Questiono?

Quando é que Portugal vai começar a pagar os subsídios de alimentação aos trabalhadores corretamente que estão cada vez mais pobres e cheios de despesas e pagar o subsídio de forma justa? Sim porque parece evidente que para trabalhar nos dias de hoje neste país temos de passar fome, receber um salário mínimo nacional miserável, trabalhar em 2 empregos para conseguirmos sobreviver e pagar as contas mensais da habitação e ainda por cima somos penalizados com o pagamento de taxas elevadas no IRS e prejudicamos a nossa saúde com as horas extra e o trabalho excessivo, então afinal o que pretendem é aniquilar a nossa classe média e matar-nos?

Pergunto:

Até quando meus senhores, vamos ter de suportar isto? Esta falta de consideração pela população é para sempre? Será que já se esqueceram da democracia e que o poder vem do povo? E que foram eleitos para representar os mesmos? Parece-me que têm os ouvidos tapados e só querem encher os bolsos do Estado e ignoram as manifestações dos trabalhadores há anos que lutam sempre pelas mesmas coisas e não são ouvidos e nem atendidos com greves e perda de remuneração que já é insuficiente para exigir melhores salários, habitação, saúde, lucros exorbitantes dos setores da banca, distribuição e energéticas, impostos exorbitantes e excessivos, e os senhores simplesmente, assobiam para o lado e nada fazem, ou acham que andamos de olhos fechados e não vemos o que nada fazem? Por favor, tenham misericórdia e alterem esta prática reiterada de maus princípios!

Tenham piedade e dó de nós pobres trabalhadores e façam as alterações na lei que são necessárias com urgência e para ontem.

Peço que tenham vergonha e consideração por nós e sejam justos!

Agradeço a quem concordar com estas alterações na lei e aumentos nos subsídios de refeição que assinem esta petição!

Obrigada.
Bem Hajam



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 14 novembro 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
11 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.