Petição pela atualização do subsídio de alimentação de acordo com os aumentos da inflação e do custo de vida
Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República Exmo. Senhor Presidente da República, Exmos senhores deputados.
Exmos senhores,
Informo que o subsídio de alimentação neste momento em Portugal deveria ser aumentado, de acordo com os aumentos da inflação e do custo de vida, impostos, taxas e taxinhas, rendas, empréstimos, água, luz, gás, passes, combustíveis e sobretudo com a alimentação, e basta fazer apenas alguns cálculos para chegar a esta conclusão.
Vamos então fazer algumas contas, passo a citar o meu caso pessoal:
Recebo o meu subsídio de alimentação através do cartão my edenred 6€ por dia trabalhado.
Resumindo:
6€x22 dias úteis= 132€
Em média, uma refeição em Lisboa custa entre 6,80€ e 15€, bebida entre 1€ e 1,60€, café entre 0,65 e 0,75€, sobremesa entre 1,50€ e 3€ = a no mínimo 9€ por dia e com as refeições de pequeno almoço, almoço e lanche 15€ por dia.
Vamos então fazer as contas:
15€x22 dias úteis= 330€
É caso para perguntar - Por acaso andam a gozar com os trabalhadores no país que recebem o ordenado mínimo nacional que nem sequer chega para pagar as despesas mensais da casa e ainda por cima, um subsídio de alimentação que nem chega para duas semanas?
Vamos então fazer uma regra 3 simples:
330€:22 dias úteis=Z
132€xZ=X
330€:22 dias úteis=15€
15€x10 dias úteis=150€
Parece que a conta é evidente, em uma semana e meia já gastei o meu subsídio de refeição.
Questiono?
Quando é que Portugal vai começar a pagar os subsídios de alimentação aos trabalhadores corretamente que estão cada vez mais pobres e cheios de despesas e pagar o subsídio de forma justa? Sim porque parece evidente que para trabalhar nos dias de hoje neste país temos de passar fome, receber um salário mínimo nacional miserável, trabalhar em 2 empregos para conseguirmos sobreviver e pagar as contas mensais da habitação e ainda por cima somos penalizados com o pagamento de taxas elevadas no IRS e prejudicamos a nossa saúde com as horas extra e o trabalho excessivo, então afinal o que pretendem é aniquilar a nossa classe média e matar-nos?
Pergunto:
Até quando meus senhores, vamos ter de suportar isto? Esta falta de consideração pela população é para sempre? Será que já se esqueceram da democracia e que o poder vem do povo? E que foram eleitos para representar os mesmos? Parece-me que têm os ouvidos tapados e só querem encher os bolsos do Estado e ignoram as manifestações dos trabalhadores há anos que lutam sempre pelas mesmas coisas e não são ouvidos e nem atendidos com greves e perda de remuneração que já é insuficiente para exigir melhores salários, habitação, saúde, lucros exorbitantes dos setores da banca, distribuição e energéticas, impostos exorbitantes e excessivos, e os senhores simplesmente, assobiam para o lado e nada fazem, ou acham que andamos de olhos fechados e não vemos o que nada fazem? Por favor, tenham misericórdia e alterem esta prática reiterada de maus princípios!
Tenham piedade e dó de nós pobres trabalhadores e façam as alterações na lei que são necessárias com urgência e para ontem.
Peço que tenham vergonha e consideração por nós e sejam justos!
Agradeço a quem concordar com estas alterações na lei e aumentos nos subsídios de refeição que assinem esta petição!
Obrigada.
Bem Hajam