EM DEFESA DE VILA FRANCA E ALHANDRA- ASSIM, NÃO! EXIGIMOS ALTERNATIVAS!
Para: Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República
O projeto ferroviário de “modernização” da linha do Norte apresentado pela Infraestruturas de Portugal, IP para o troço de via férrea Castanheira-Alverca conta com uma ampla oposição das populações de Vila Franca de Xira e de Alhandra, bem como daqueles que cá trabalham ou nos visitam.
O referido projeto irá destruir estas duas localidades tal como as conhecemos, com impactos muito negativos no ambiente, no património, na qualidade de vida, na estrutura urbana e nos espaços de referência para os moradores.
Neste sentido, os cidadãos abaixo-assinado vêm por este meio solicitar a atenção e intervenção da Assembleia da República, levando este tema a debate, tendo em conta as aspirações das populações destas duas freguesias:
1. A suspensão imediata do atual projeto de quadruplicação da linha;
2. A apresentação de alternativas ao atual projeto, e respetivos estudos de impacto ambiental, cultural, social e de custos, que incluam mas não se limitem:
a. À possibilidade de enterramento da linha na malha urbana de Vila Franca de Xira;
b. À consideração de traçados autónomos alternativos da Alta Velocidade, fora do canal da linha do Norte ou a possibilidade de terminar a linha de Alta Velocidade a Norte de Vila Franca de Xira.