Requalificação da Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos

Para: Comunidade escolar, comunidade local e restantes pessoas interessadas

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos, representando aqui a preocupação reiterada da comunidade escolar, face ao estado de degradação evidente da escola, lançam esta Petição Pública, dirigida à Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Lisboa. Solicitamos uma intervenção urgente que trave essa degradação e o agendamento, o mais breve possível, das há muito previstas obras de requalificação.

A Escola Delfim Santos alberga mais de 1000 alunos do 5º ao 9º ano. As atuais instalações foram inauguradas em 1981 e, durante os 42 anos de existência, nunca foram efetuadas intervenções de fundo.

Acresce que um pavilhão - o pavilhão F - é provisório desde a sua génese. Por ter sido planeado para ser provisório, é uma construção em madeira, na qual funcionam salas de aulas, mas também, por exemplo, o laboratório de Físico-Química. As atuais condições deste pavilhão estão longe de ser as aceitáveis de um país europeu do século XXI e representam até um potencial perigo para quem lá estuda e trabalha.

As gerações de alunos na Escola Delfim Santos sucedem-se e as condições da escola degradam-se a olhos vistos.

Por intervenção da Associação de Pais, com a colaboração da Direção do Agrupamento, têm sido feitas algumas melhorias, em situações mais críticas. No entanto, estas têm sido manifestamente insuficientes dado o orçamento limitado para as mesmas.

As instalações sanitárias estão em condição tão deficiente, que muitos alunos preferem não as utilizar. Há mobiliário escolar com 42 anos. Alguns equipamentos exteriores foram retirados, por degradação dos mesmos, e nunca substituídos. Também no exterior há zonas onde as raízes das árvores deformaram o pavimento de tal forma que são autênticas armadilhas.

Esta petição destina-se a toda a comunidade escolar, restante comunidade local, antigos alunos, professores e funcionários, e em geral a todas as pessoas que se preocupam com a existência de um ensino público que cumpra a sua função educativa com condições dignas para quem o frequenta.

Esta petição foi criada em 01 novembro 2023
1 220 Pessoas