Pela não remoção desnecessária de árvores na Parada do Alto de São João
Para: Câmara Municipal de Lisboa
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa,
Exma. Sra. Vereadora da Habitação e Obras Municipais,
Exmo. Sr. Vereador da Estrutura Verde,
A intervenção na Parada do Alto de São João integrada no programa “Uma Praça em Cada Bairro”, que está actualmente a decorrer, vem criar um novo espaço verde de lazer numa freguesia que tem um enorme défice deste tipo de espaços. Deste modo, é uma intervenção bastante ansiada por parte de diversos moradores. Infelizmente, o novo projecto não é completamente compatível com a totalidade do arvoredo existente. Assim sendo, está prevista a remoção de 30 árvores de diversas espécies, através do transplante de 16 indivíduos e do abate dos restantes 14. Se parte destas remoções é inevitável por questões técnicas, nomeadamente por se sobreporem a alguns percursos previstos ou por estarem demasiado próximas de muros de suporte, outras remoções há que se prendem exclusivamente com questões estéticas, nomeadamente a criação de uma clareira de forma a acentuar o formato de meia lua em frente à entrada principal do Cemitério do Alto de São João, e que está patente nas diferenças de materiais do pavimento.
O projecto desta intervenção é do início de 2017, tendo passado cerca de 7 anos após a avaliação da idade e porte das árvores a transplantar, pelo que é preciso ter em consideração que, nesse período, as referidas árvores tiveram um aumento de porte próximo dos 100%. Consequentemente, as probabilidades de sucesso do transplante destas árvores reduziram-se significativamente, provavelmente condenando as mesmas a uma morte desnecessária.
Apesar de esta solicitação ter sido transmitida nas diversas reuniões de apresentação do projecto por parte de cidadãos, bem como em reuniões tidas por associações cívicas com a Junta de Freguesia da Penha de França, verificamos que as árvores previstas para remoção em 2017 se encontram marcadas para intervenção, tendo inclusivamente 3 delas já sido retiradas, pelo que entendemos que os vários pedidos efectuados não estarão a ser considerados.
Assim sendo, solicitamos o seguinte:
- Que não sejam removidos 8 indivíduos da espécie tipuana (Tipuana tipu), 6 dos quais se encontram na projectada clareira em meia lua em frente à entrada principal do cemitério, e 2 das quais se encontram mais próximo da estrada principal;
- Que não sejam removidos 2 indivíduos da espécie jacarandá (Jacaranda mimosifolia) que se encontram no pequeno largo sobre a encosta que dá para a Avenida Mouzinho de Albuquerque;
- Que não seja removida 1 romãzeira (Punica granatum) que se encontra dentro do futuro parque canino;
- E que não seja removido 1 plátano (Platanus hispanica) que se encontra junto a outros dois plátanos no lado nascente da Parada.
Por fim, a não remoção destas árvores não implica alterações de monta no projecto e não tem interferência nos trabalhos em curso, reduzindo inclusivamente os custos da intervenção.
Os abaixo assinados,