Imoralidade no Futebol de Formação

Para: Exmo. Sr Presidente da Assembleia da República

Tenho uma situação a expor que me provoca indignação e revolta, além de achar completamente imoral.

O meu filho fez parte dos escalões de formação de futebol em Setúbal na faixa etária dos 11/12 anos no clube Os Pelezinhos.
No clube em causa houveram treinos interrompidos abrupta e agressivamente por parte do coordenador do clube. Treinos interrompidos aos gritos por parte de funcionária ligada à fisioterapia do clube. Treinos de 22 meninos em espaços reduzidíssimos pois o campo era partilhado com vários escalões.
O treinador foi dispensado no final da época porque ele próprio se chocou com as decisões e intervenções pontuais de alguns responsáveis do clube. Envelopes relativos a mensalidades em atraso, entregues em público aos pais, expondo os mesmos perante outros. Aconteceu mesmo com pais que no momento viviam situação oncológica com o seu filho e atleta do clube. Clube onde se passavam 30 40m ao frio chuva e vento, numa fila ao ar livre para fazer o pagamento da mensalidade, pois este clube com cerca de 300 ou mais atletas não tinha conta bancária, só permitia pagamento em dinheiro vivo. O meu próprio filho teve uma mononucleose em Setembro de 2023 e obviamente não treinou mas o clube fez questão de cobrar a mensalidade na mesma.
Todo o grupo de pais e meninos viveu estes momentos e 6 deles decidiram sair do clube. Estes 6 vivem agora momentos de ansiedade e preocupação porque o clube em causa exige valores indignos pelos passes dos meninos. Meninos que apenas querem ser felizes na sua prática desportiva e não serão CR7?s ou Messi’s da vida.
Enquanto pais pretendemos expor esta imoralidade e pedir ajuda para resolver o assunto. Não queremos os nossos filhos entregues a pessoas com este tipo de conduta e comportamento e achamos imoral pagar a clube que tratou como acima descrito estes meninos e pais.

Esta petição visa a revisão de legislação existente que neste caso apenas protege os clubes descurando os interesses das crianças e jovens até aos 16 anos.
Visa também de alguma forma alertar as entidades reguladoras para as práticas reprováveis do clube em questão particularmente que não obstante as mesmas beneficia de certificação de formação atribuída pela Federação Portuguesa de Futebol, o que é no mínimo questionável.

Obrigado

Esta petição foi criada em 23 outubro 2023