O Metro Bus não é solução para a mobilidade do Porto. A solução é o Metro Ligeiro.

Para: Todos os cidadãos

A nossa defesa pelo Metro Ligeiro é assente em alguns pressupostos:
Com o Metro Bus, a Linha do Campo Alegre e a Linha da Boavista em Metro Ligeiro deixam de ser possíveis.
Outro problema é a ausência de articulação entre o Metro bus e o Metro do Porto dado que as estações terminais não fazem interface com a estação Casa da Música e com a estação de Matosinhos Sul.
Quanto à capacidade, é muito menor no Metro Bus do que a do Metro do Porto - 180 lugares vs 450 pax nos Eurotram vs 488 nos CR Tram vs 496 nos Flexity Swift.
Quanto aos custos, a longo prazo, a opção é mais cara do que a do Metro Ligeiro (gastos com pessoal, FSEs, substituição dos pneus, baterias, material circulante com menor vida útil).
Assim, vimos por este meio reforçar que daqui em diante nenhuma linha em Metro Bus deve ser considerada. A II linha da Maia não pode ser vítima de uma opção pouco viável para a mobilidade no Grande Porto.

Esta petição foi criada em 19 outubro 2023