Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição: Dia da Banda Desenhada Portuguesa

Para: Assembleia da República

A 18 de Outubro de 2023, assinala-se o dia em que a banda desenhada é oficialmente incorporada na Academia Nacional das Belas-Artes como uma expressão artística autónoma.

É um dia histórico para a 9ª arte em Portugal, pois é-lhe conferido o respeito e dignidade que esta expressão artística merece.

Como tal, e porque se acredita que a Banda Desenhada - tantas vezes esquecida, quer pelo ensino português, quer a nível institucional - merece ser reconhecida e relembrada junto de todos os cidadãos portugueses, conferindo-lhe o merecido mediatismo e destaque, propõe-se a criação de um "Dia da Banda Desenhada Portuguesa".

Para que a banda desenhada obtenha mais reconhecimento cultural e chegue a mais cidadãos portugueses.

Relembre-se que Portugal tem uma tradição no gosto e leitura pela banda desenhada, cujos primórdios datam há mais de 150 anos, quando, por exemplo, foi publicada uma das primeiras histórias portuguesas em banda desenhada, de Raphael Bordallo Pinheiro, intitulada "A Picaresca Viagem do Imperador de Rasilb pela Europa".

Deste modo, acredita-se também que a criação do "Dia da Banda Desenhada Portuguesa" poderá contribuir para que se derrubem barreiras e preconceitos que ainda substistem em relação à Banda Desenhada, aproximando os portugueses desta expressão artística e credibilizando os seus autores.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 18 Outubro 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
358 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.