Número de alunos ultrapassado por lei

Para: CONFAP, FERSAP, Dgest, Marcelo Rebelo Sousa, Antônio Costa, ministro da educação , igec,mec

A quem possa interessar.
Recebi esta comunicação da escola da minha filha referente ao agrupamento de escolas de vale de milhacos, concelho do Seixal distrito de Setúbal.
Passo a citar :

(" Esta Direção considera importante enviar um esclarecimento, na sequência da colocação de um elevado número de alunos, por imposição da DGEstE, tendo em conta que muitos se encontravam sem colocação e/ou integraram recentemente o sistema de ensino português. Tal facto leva a que, em muitos casos, o número de alunos por turma ultrapasse o estabelecido por lei.
Temos consciência de que esta imposição administrativa causa inúmeros constrangimentos, tendo em conta a dimensão dos espaços físicos e dos recursos humanos, dos quais destacamos as técnicas especializadas e as docentes de educação especial, assim como o número de assistentes operacionais, que se encontram em número insuficiente face à especificidade dos alunos que frequentam o nosso Agrupamento.
Face ao exposto, já solicitámos, por inúmeras vezes, o reforço dos recursos humanos elencados, não tendo ainda recebido qualquer resposta favorável.
A Direção tem manifestado veementemente o seu desagrado e oposição, junto das entidades superiores, considerando que esta situação em nada favorece a qualidade do ensino e aprendizagem da sua população escolar, agravando as condições de toda esta comunidade escolar, com enfoque nos alunos com necessidades educativas.
Agradecemos a vossa compreensão,
A Direção ")

Porque este assunto diz respeito a toda a comunidade escolar, pais, encarregados de educação docentes e não docente e a sociedade em geral, gostaria ver a lei respeitada, apoio conveniente aos professores e a escola e deixo uma questão:
Os nossos filhos estão seguros?
Este ministério da educação não serve ninguém, nem professores nem alunos, peço que as reivindicações dos professores sejam ouvidas que possam ter o apoio necessário para ensinar com qualidade, para que a escola esteja de mãos dadas com a família.

Grata pela atenção.

Esta petição foi criada em 13 outubro 2023