Contra o aumento do custo de vida

Para: Primeiro Ministro; Presidente da Assembleia da República, Grupos Parlamentares

A vida continua a ficar mais cara, com os preços a subir todos os dias, mas os salários, as pensões e reformas não acompanham o brutal aumento do custo de vida.

Sobra cada vez mais mês para tão pouco ordenado/ rendimento. Contudo, o Governo não tem demonstrado vontade de inverter este rumo. Antes era a COVID, depois a guerra. No entanto, os lucros não pararam de aumentar, enquanto continuam os mesmos de sempre a pagar.
Baixaram os impostos nos combustíveis, mas quem ganhou foram as petrolíferas.
O IVA zero, como já se sabia, significa zero efeito nos preços. Além disso, a grande distribuição continua a acumular lucros fabulosos à custa de quem vive do seu trabalho ou da sua reforma.
Dizem que a inflação desceu, porém os preços continuam a aumentar.

Na habitação, as taxas de juro não param de aumentar ao mesmo tempo que os lucros da banca não deixam de subir.

Nós, abaixo assinados, queremos viver com dignidade e exigimos:
- aumento geral de salários e pensões que reponha o poder de compra perdido;
- fixação dos preços máximos dos bens essenciais e efectiva fiscalização das fraudes,
da propaganda enganosa e da especulação por parte das cadeias de distribuição e
comercialização;

- medidas que defendam os pequenos produtores e os micro, pequenos e médios empresários para poderem manter os seus negócios;

- tributação dos lucros especulativos das grandes empresas , pois é preciso pôr os ricos a pagar a crise.
- diminuição do IVA no gás e na electricidade;
- garantia de que os lucros da banca suportem o aumento sucessivo das taxas de juro
e a pouca vergonha das taxas e taxinhas seja controlada.

- intervenção da Caixa Geral de Depósitos, que é um banco público, reduzindo o spread para 0,25% e colocando a sua ação de entidade financeira ao serviço do povo e do país.

Os Mesmos de Sempre a Pagar - Contra o aumento do custo de vida

Esta petição foi criada em 02 outubro 2023