Pela obrigatoriedade da Educação Financeira e Estímulo ao Empreendedorismo nas Escolas

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República de Portugal

Nós, cidadãos preocupados com o futuro financeiro das gerações mais jovens e com o desenvolvimento sustentável de Portugal, vimos por meio desta petição expressar a nossa profunda preocupação e urgência na implementação de uma educação financeira abrangente em todas escolas e estímulo ao empreendedorismo.

Hoje, mais do que nunca, vivemos numa sociedade em constante mudança, onde as formas tradicionais de emprego estão a evoluir. O empreendedorismo e o trabalho independente desempenham um papel cada vez mais importante na economia. No entanto, muitos jovens não têm o conhecimento necessário para gerir as suas finanças de forma eficaz, e isto pode levar a problemas financeiros ao longo da vida.

A resposta a estes desafios passa pela criação de legislação e iniciativas que visem:

- Introdução da Educação Financeira nas Escolas: Exigimos que a educação financeira seja incorporada no currículo escolar a partir de um nível adequado ao desenvolvimento cognitivo das crianças e que progrida até ao ensino secundário. Isso incluiria noções básicas de poupança, orçamentação, investimento, impostos e planeamento financeiro.

- Fomentar o Empreendedorismo: Acreditamos que o estímulo ao empreendedorismo é essencial para o futuro de Portugal. Portanto, pedimos a criação em todas as escolas de programas educacionais que incentivem a criatividade, a inovação e o pensamento empreendedor desde cedo.

- Promover o Conhecimento sobre os vários regimes de contratação e respectivas obrigações fiscais e encargos sociais: É crucial que os estudantes compreendam as implicações de cada regime de contratação, sobretudo nos anos em que estão mais perto de entrar no mercado laboral.

- Formação de Professores: Pedimos que seja disponibilizada formação adequada aos professores para que possam transmitir eficazmente os conceitos de educação financeira e empreendedorismo aos seus alunos.

- Recursos Educativos Adequados: Exigimos que sejam desenvolvidos materiais educativos de alta qualidade, acessíveis e atualizados para apoiar a implementação bem-sucedida deste currículo.

Consideramos que a implementação destas medidas será fundamental para preparar as futuras gerações para os desafios financeiros do século XXI e para estimular o empreendedorismo, impulsionando, assim, o crescimento económico.

Convidamos quem se revê nesta petição a assiná-la e partilhá-la com o maior número de pessoas possível para que esta pretensão se torne numa realidade!

Autora e primeira signatária: Patrícia Alexandra Cruz Silva

Esta petição foi criada em 26 setembro 2023