Para: Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

A presente petição pública visa propor a criação de um espaço de atividades lúdicas e ocupacionais em sedes de agrupamento ou num espaço proporcionado pelas câmaras municipais ou ainda das juntas de freguesia que permitam dar uma resposta educacional inovadora para a resolução do problema de falta de locais de atividades de tempos livres para crianças e jovens com necessidades especiais.
Pretende-se que seja criado um espaço que permita a crianças e jovens com necessidades especiais sentirem-se verdadeiramente especiais e cumprir o objetivo de oferecer soluções inovadoras e adaptadas às características das crianças e jovens no que diz respeito às ?tardes, dias livres, interrupções letivas e férias grandes, cumprindo o objetivo de lhes proporcionar felicidade e bem-estar, tanto a eles, como às suas famílias, tendo em conta que com o aumento do custo de vida ambos os progenitores têm de trabalhar para poder dar o melhor aos seus filhos.
Considera-se que existe um problema no país, na medida em que não existe, nenhum espaço de atividades de tempos livres, exclusivamente para crianças e jovens com necessidades especiais em idade escolar.
É necessária/ urgente a criação de um espaço que pretende estimular-lhes competências cognitivas, relacionais, e sociais, e proporcionar-lhes experiências diferenciadas e estimulantes para que desenvolvam competências e as possam pôr em prática diariamente. Podendo usufruir dentro deste de várias terapias e atividades como artes plásticas e ioga (por exemplo).
O aumento da escolaridade obrigatória para os 18 anos de idade veio criar uma lacuna nas respostas sociais disponíveis para crianças com necessidades especiais e em situação de dependência, que requerem um acompanhamento individualizado. Por outro lado, as crianças com menos de 18 anos com necessidades especiais e em situação de dependência não têm o acompanhamento adequado e necessário, num centro de atividades de tempos livres comum, nem costumam ser aceites. Sendo que um dos progenitores tem que deixar de trabalhar para estar sempre presente nos momentos em que não está na escola.
É urgente a criação de espaços em que as crianças e adolescentes tenham apoio após o horário escolar, tardes ou dias livres, interrupções letivas e férias.
Apela-se também ao Estado para que tenha em consideração que as crianças e jovens com necessidades especiais crescem e quando saem da escola regular, têm poucas alternativas, quando a ingressão no mercado de trabalho não é uma delas. É fundamental serem criadas mais estruturas de apoio a jovens adultos com necessidades especiais, para que os seus pais possam ficar descansados com o futuro dos filhos.

Esta petição foi criada em 22 setembro 2023