Permitir a permanência dos alunos no espaço escolar todo o dia Escola Cardoso Lopes na Amadora

Para: Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes

Atualmente no nosso Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, não é permitida a frequência do espaço escolar aos alunos, fora do seu horário.

Isto significa que uma criança que entre às 9:05 da manhã, só tenha autorização para entrar na escola perto dessa hora. Se for levada pelos pais às 8h da manhã, terá que ficar ao portão à espera sensivelmente 1h, para poder entrar na escola, que está aberta.
Uma criança de 10 anos, na rua, à espera 1h ao portão da escola para poder entrar. Se lhe acontece alguma coisa, de quem é a responsabilidade? Dos pais que foram trabalhar e que a deixaram à porta da escola que está aberta, ou da escola que está aberta desde as 8h e não a deixa entrar?

Se uma criança terminar as aulas ou apoios/salas de estudo/atividades às 15:40, terá que sair da escola e não pode ficar a brincar à espera que um familiar a venha buscar, por exemplo, às 18h.
Se ficar ao portão até às 18h à espera de alguém, de quem é a responsabilidade? Da escola que a obrigou a sair mesmo estando aberta ou dos pais que estão a trabalhar e ainda não chegaram?

A escola deixou de ser sinónimo de um mundo infinito de aprendizagem e brincadeira e passou a ser um sitio onde só se cumprem horários. Onde se ensina que, se não estão a ter uma atividade, não podem estar na escola.

Os pais são obrigados a gastarem dinheiro em ATL e centros de estudo para que lhes "guardem" os filhos, porque as crianças não podem estar na escola depois do seu horário a não ser que frequentem o ATL, localizado dentro da escola mas pertencente à SCMA (Santa Casa da Misericórdia da Amadora), que é pago, com um custo mensal de quase 100€.

Os pais, se querem que os filhos fiquem dentro da escola até à mesma fechar, são obrigados a pagar quase 100€ para que a criança fique dentro da escola, pública e para a qual pagam os seus impostos. Numa família com 2 filhos, são quase 200€.

Se a criança quiser ficar na biblioteca a fazer trabalhos de grupo/de casa, a ler ou a pesquisar, tal é extremamente complicado porque a biblioteca tem um horário muito limitado e não está sempre aberta. Isto obriga, por exemplo, a que as crianças tenham que fazer os trabalhos de grupo na casa umas das outras fora do horário escolar.
Não se pode passar a tarde a jogar à bola, à apanhada, a correr e a saltar, a criar jogos, a explorar os recantos da escola. Não se pode simplesmente ser criança livremente dentro da escola.

Com isto não podemos concordar.

Só queremos que a escola acolha as suas crianças durante o seu horário total de funcionamento. Que possam estar dentro da escola, livres e seguras.

Esta petição foi criada em 20 setembro 2023