Deixem lá a estátua sossegada
Para: Câmara Municipal do Porto
À Câmara Municipal do Porto
Nós, abaixo assinados, vimos por este meio manifestar a nossa profunda preocupação com a petição que foi apresentada à Câmara Municipal com o objetivo de retirar a estátua de Camilo de Castelo Branco do local onde se encontra há 11 anos.
A sua retirada seria um atentado à liberdade de expressão e um ato de censura.
A obra de arte foi oferecida pelo escultor ao povo e visitantes da cidade para o desfrute de todos e não de apenas um pequeno grupo . Trata-se de um presente que representa o seu amor pela cidade e pela sua cultura. A sua retirada seria um desrespeito pelo trabalho do escultor e pelo seu contributo para a nossa cidade.
A mulher nua na estátua não tem de ser interpretada como representando alguém em particular, nem parece ter sido essa a intenção do autor. É uma figura simbólica que representa a beleza e a sensualidade da mulher. A sua presença na estátua não deve ser interpretada como uma ofensa à moral ou aos bons costumes.
Quanto ao bom gosto isso é muito relativo e se formos por aí se calhar há muitas estátuas na cidade que também podem ser postas em causa e custaram mais dinheiro à cidade e isso seria abrir um precedente perigoso. Esta foi oferecida pelo autor e aceite pela cidade naquela altura. Já passaram 11 anos e as pessoas habituaram-se a vê-la ali. Se causa sentimentos diferentes dependendo de quem a observa não nos parece uma coisa grave. Porventura não será essa uma das funções da arte?
A estátua é já um símbolo da nossa cidade e do nosso património cultural. Representa a nossa história, a nossa identidade e a nossa cultura. A sua retirada seria um desrespeito pela nossa cidade, pelos seus habitantes e pela sua história.
Assim, apelamos à Câmara Municipal para que rejeite a petição e para que mantenha a estátua no seu local atual.