Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

POR UM NOVO JARDIM EM SANTARÉM

Para: Presidente da Assembleia Municipal de Santarém

POR UM NOVO JARDIM EM SANTARÉM (No "Ferro de Engomar")
Santarém tem uma forte tradição de jardins no planalto que sempre atraíram moradores e visitantes, mas que nem sempre foram bem tratados e/ou “modernizados”. Existe um espaço no centro da cidade que, desde há muitos anos atrás, está votado ao abandono, mas que reúne condições para se tornar mais um aprazível espaço verde e de lazer. É o chamado “Ferro de Engomar”. Situa-se no entroncamento da Av. António dos Santos com a Rua Vasco da Gama.
Os promotores e subscritores desta petição vêm sugerir/exigir ao executivo da autarquia uma ação rápida neste espaço designado por Ferro de Engomar, porque:
- É um espaço com cerca de 900 m2, central e nobre da cidade, privado, mas abandonado há muitos anos.
- Está inserido na área protegida do centro histórico, acrescido de enquadrar um elemento do património classificado (parte da muralha fernandina) de interesse histórico e arqueológico, o que torna quase impossível o licenciamento de qualquer projeto de construção em propriedade horizontal.
- A sua conversão numa zona verde e de lazer, constituiria um benefício importante para a cidade, em especial para os moradores da zona e uma área de conforto e passeio para as dezenas de idosos que habitam nas proximidades, entre eles os utentes do Lar Vale dos Reis…)
- A preservação e visibilidade da muralha fernandina inserida nesse espaço, iria permitir que a mesma fosse reabilitada e constituísse mais um pólo de atração naquela área.
- A chamada de atenção da comunidade scalabitana para este tema e a revindicação junto das autoridades municipais para o início de negociações com os proprietários e que através de compra, permuta, comodato, ou expropriação, é um imperativo da cidadania ativa que move os subscritores desta petição.

Todos esperamos que esta petição possa provocar o início de um processo que leve à transformação de um espaço com tanto potencial, agora abandonado, num outro de utilidade pública e de usufruto dos scalabitanos e visitantes.

Promotores iniciais desta Petição:
Armando Leal Rosa (Associação Mais Santarém-Intervenção Cívica)
Carlos Guedes de Amorim (Arquiteto)
Francisco Manuel Pombas (Associação de Moradores do Centro Histórico de Santarém)
Gustavo Pimentel (Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico e Cultural de Santarém)
Hermínio Fernandes Martinho (Santa Casa da Misericórdia de Santarém)
José-Augusto Rodrigues (Arquiteto)
José Diogo Mateus (Urbanista-Professor Universitário)
Jorge Raimundo Custódio (Historiador- Professor Universitário)
Paulo Nazareth Barbosa (Solicitador- GFEC)
Pedro Passos Canavarro (Historiador)




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 13 Setembro 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
148 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.