Contra o abate dos animais dos Parques Florestais dos Açores sem optar por outras alternativas !

Para: Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Segundo afirmações ao Diário Insular de 25 de Janeiro de 2022, o Senhor Secretário

Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, afirmou que as fêmeas

de gamos provenientes da Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, na Ilha Terceira vieram repovoar a reserva florestal da Ilha das Flores, e de acordo com o referido artigo, depois da ocorrência de ataques a pessoas, o Governo Regional dos Açores colocou de parte a hipótese de abate dos gamos, afirmando que haviam protocolos que podiam “ser estabelecidos com entidades públicas e privadas” e que observariam “as regras de bem-estar animal”, afirmando ainda que “há muitos interessados”.

Ouvindo as declarações atuais do Senhor Secretário Regional Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural nos diversos Órgãos de Comunicação Social regionais e nacionais para justificar o injustificável abate de gamos recentemente ocorrido nas Flores, em condições que várias testemunhas garantem ter sido, no mínimo, inadequada parece estarmos perante outra personagem que tenta desesperadamente tapar o sol com uma peneira, quando na verdade se desconhecem coisas essenciais como:

Porque razão ao invés do abate não foram cedidos gamos a vários privados interessados e que nem foram contatados ?

Com base em que parecer técnico se baseou o Senhor Secretário para entender a existência de um excesso de gamos e determinar o seu abate?

Em que condições e que técnico é responsável pelo bem-estar animal dos animais nos referidos parques ?

Que técnico selecionou os animais para abate ?

Que técnico é responsável pela supervisão sanitária e alimentar destes e dos restantes animais nos parques ?

1. Assim, os proponentes exigem que o Governo Regional procure todas as soluções alternativas antes de ser decidido o abate dos animais nos Parques.

2. Que em cada Serviço Florestal de Ilha exista um médico veterinário responsável pelos animais dos respectivos parques, sua alimentação, saúde e bem-estar animal.

Esta petição foi criada em 29 agosto 2023