Petição para atribuir o nome “A Ponte das Missões” à ponte no Parque Tejo

Para: Assembleia da República

Numa época em que a Educação e a Saúde Pública em Portugal estão em crise, em que os jovens já não querem ser professores porque não veem esta profissão como promissora do ponto de vista económico e prestigiante do ponto de vista social; em que os jovens não conseguem ser médicos e enfermeiros no seu próprio país, escolhendo o setor privado em detrimento do SNS ou até mesmo o estrangeiro, por lhes oferecerem melhores condições de trabalho, urge valorizar estes profissionais, restituindo-lhes a dignidade e o respeito que intrinsecamente lhes pertence, porque a sua destruição augura a destruição do próprio Estado Social, uma das maiores conquistas civilizacionais em Portugal.

Esta é uma época que necessita de deixar para o futuro a mensagem de que Educação e Saúde são uma prioridade desta geração que viveu em Lisboa as Jornadas Mundiais da Juventude e que, independentemente das suas crenças religiosas, reconheceu na figura do Papa Francisco um expoente de elevado valor humanista, ele próprio elo construtor de pontes e de diálogo.
Esta é também a época em que um Presidente da República reconheceu a Educação e a Saúde como setores que devem ser privilegiados em qualquer sociedade, porque pilares da sua organização (bastará olhar para a forma como se comportaram estes grupos profissionais enquanto travavam uma das mais difíceis batalhas dos nossos dias: a luta contra a pandemia de Covid-19, tendo revelado de forma cabal a sua importância). Por isso, esta é também a época em que importa relevar para as gerações vindouras a importância destes profissionais, dignificando a sua ação e o seu papel no centro de qualquer sociedade evoluída e progressista. Não esqueçamos as palavras do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa (e vamos mais longe, não deixemos que ele próprio as esqueça!):

“saúde e educação são e deveriam ser prioridades se quisermos ir muito mais longe como sociedade desenvolvida e justa”

Sítio Oficial de Informação da presidência da República Portuguesa. (2023, julho, 26). Acedido a 28 de agosto. 2023.

Disponível em https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2023/07/presidente-da-republica-devolve-sem-promulgacao-diploma-ao-governo/

Em virtude do recente desentendimento para o nome de Batismo da recém-nascida Ponte e pretendendo também render homenagem às Jornadas Mundiais da Juventude, evento para a qual se projetou a sua construção, entendemos ainda oportuno refletir nas palavras do Papa Francisco acerca do papel da Educação no centro das sociedades:

“Obrigado a todos os professores: educar é uma missão importante, que aproxima tantos jovens do bem, do belo e do verdadeiro.”

Papa Francisco. (2014, 3 de junho). [Tweet]. Twitter. https://twitter.com/Pontifex_pt/status/473766101554184193

Deste modo, em nome de todos os profissionais da Educação e da Saúde portuguesas, Missão Escola Pública, em estreita articulação com os profissionais da Saúde, propõe para a Ponte ciclo-pedonal do Parque Tejo o nome "Ponte das Missões", por considerar que todas as profissões ligadas à Educação e à Saúde têm, em si próprias, um espírito de Missão, em que não se demite a responsabilidade do Estado em valorizá-las muito para além desse espírito de missão intrínseco a ambas.

Acaso se venha a concretizar, entendemos que, em cada uma das margens da Ponte deverá constar uma placa com a seguinte mensagem: Esta é a Ponte de todos aqueles que constroem pontes, que fazem do centro da sua vida a construção de plataformas e redes de acesso à Sabedoria, ao Conhecimento e à Ciência; ponte dos pilares da sociedade, indubitavelmente basilares, sem os quais não existe liberdade, tolerância, responsabilidade, humanidade e cidadania puras. Esta é a ponte de todos os Professores e Educadores em Portugal. É, ainda, a Ponte de todos os que prometeram solenemente consagrar a sua vida ao serviço da Humanidade, que juraram honrar “o professor” que lhes ensinasse a arte para depois garantir que a saúde do próximo será sempre a sua prioridade - qual família que ansiosamente o espera em casa – guardando sempre respeito absoluto pela Vida Humana. Esta é a ponte de todos os Médicos e Enfermeiros em Portugal. Porque Educação e Saúde são profissões cuidadoras (quer do espírito, quer do físico), que exigem particular empenho e comprometimento, esta é a Ponte das Missões!

Missão Escola Pública - movimento apartidário de professores

Esta petição foi criada em 20 agosto 2023