Queremos o nome de D. Manuel Clemente para a ponte pedonal no Parque Tejo

Para: CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

Após a realização da Jornada Mundial da Juventude, ficam criadas estruturas na cidade e a ponte pedonal que liga os concelhos de Lisboa e Loures no Parque Tejo é uma delas.

D. Manuel Clemente foi não apenas o Patriarca de Lisboa durante 10 anos mas um dos grandes sacerdotes do Patriarcado de Lisboa e o seu modo de agir e de viver foi sempre um grande exemplo e um modelo de vida cristã e de cidadania.

O Estado Português é laico mas nada invalida que um nome de um clérigo possa ser dado a uma ponte. O Estado Português é laico mas o seu povo é também em grande parte cristão e se revê nos valores cristãos e humanos transmitidos pela fé cristã.

D. Manuel Clemente tem toda uma vida de serviço não apenas ao Patriarcado de Lisboa, à Universidade Católica onde foi professor de história, à Diocese do Porto, à formação do clero no Seminário dos Olivais, em Moscavide, aos escuteiros e a toda uma presença de um homem de fé, estudado, prudente, educado em sintonia com o Papa Francisco e com a atitude da Igreja Católica em combater todo e qualquer tipo de abuso no interior da Igreja.

Se dar um nome a uma ponte é escolher uma pessoa que se tenha realmente dado à nossa sociedade o nome certo é d. Manuel Clemente. É merecido e é para quem o conhece uma pessoa que merece todo o nosso carinho e reconhecimento.

Queremos que fique o nome como foi publicado. Não que o Patriarca Emérito precise disso para que sempre o valorizemos e nos recordemos dele, mas porque é de justiça. Porque ele não pode ser alvo de tantos ódios e de todos os preconceitos que existem contra a Igreja católica.

Apelamos, por isso, que o nome seja mantido como foi já comunicado pela Câmara Municipal de Lisboa e concordado pela Câmara Municipal de Loures.

Pelo aqui apresentado, pedimos humildemente, portanto, que a Câmara Municipal de Lisboa continue com aquilo que já foi decidido e publicado no dia 11 de Agosto e que de resto já mereceu da parte de muita gente apreço e agrado.
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em 14 de agosto de 2023

O Cardeal D. Manuel Clemente comunicou que prescinde do seu nome dado à Ponte no Parque Tejo. Assim é com muita pena que retiro a petição e agradeço a todos os que a assinaram manifestando que todos podemos de uma forma civilizada defender a nossa posição e dialogar.

Esta petição foi criada em 13 agosto 2023