Petição por melhores condições de trabalho dos funcionários do setor do ambiente
Para: Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel;
MELHORES CONDIÇÕES PARA FUNCIONÁRIOS DO SETOR AMBIENTE!
Exige-se que sejam melhoradas as condições de trabalho dos funcionários do setor ambiente, nomeadamente RSU (recolha de resíduos urbanos) e varredores de rua.
Pede-se que na época de verão sejam consideradas as condições atmosféricas a que são sujeitos nos turnos da tarde, acontecendo em períodos de extremo calor que pode levar ao desfalecimento, fadiga, desidratação, queimaduras expostas entre outros fatores de igual importância.
Alteração do turno da tarde para período da manhã ou noite seria opção para ajudar a combater as temperaturas elevadas que estes têm de enfrentar.
Especial atenção também para os veículos utilizados que na maioria degradados do uso, pede-se que seja feita manutenção mais regular ou troca por veículos renovados para segurança dos mesmos para evitar acidentes graves e lesões nos trabalhadores em causa.
Outra atenção pedida é relativa aos riscos de contacto com produtos contaminados que possam estar presentes nos contentores em que estão em contacto, em que o risco é considerado por vezes leve quando estão todos os dias expostos a riscos elevados.
Por condições melhores.