Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado para Negociação AE ter observadores

Para: Tripulantes Azores Airlines

Exma. Senhora Presidente
do Conselho de Administração
da Azores Airlines


Exma. Senhora Dra. Teresa Gonçalves,

Lucílio Silva e Filipe Cordeiro, respectivamente CC e CAB da SATA Internacional e promotores do presente abaixo-assinado que os restantes signatários subscrevem, vêm solicitar a atenção de V.ª Exa. para as situações que em seguida iremos apresentar:

Os planeamentos dos Tripulantes de Cabine não respeitam a equidade e consideramos que esta situação está a prejudicar a operação da SATA Internacional, contribuindo para os resultados negativos que temos tido.

Acontece que temos observado apresentação com dois oficiais pilotos em serviço e um comandante onde não há situações de voo de check ou observação ; existem voos de Longo Curso que passam a ACMI e depois voltam a ser operados por aviões da SATA Internacional, mas para esses voos já são nomeados outros Tripulantes; alguns colegas têm planeamentos com voos de Longo Curso todos os meses do ano e outros que nem chegam a ter seis meses por ano com esse tipo de voos; demasiadas situações de bullying, sendo que, quem as sofre tem receio de reportar devido ao clima de medo que se perpetua na empresa; são inúmeros os voos em que os Tripulantes são nomeados para ir voar em DHC e depois regressam no voo seguinte com colegas que vêem nessa situação de DHC e que poderiam ter realizado esse voo, possibilitando enormes poupanças à empresa; continuamos com custos desnecessários com hotéis; assim como dezenas de outras situações similares às que aqui estão explanadas.

Relativamente às negociações do Acordo de Empresa, informamos que o SNPVAC emitiu, no passado dia 22 de Junho, o comunicado n.º 199, a lamentar que, passada uma semana da data da Assembleia Geral, que se tinha realizado no dia 15 de Junho, ainda não tinham tido qualquer tipo de resposta ao ofício que tinha sido enviado ao Conselho de Administração da SATA Internacional após a nossa Assembleia Geral, a informar do resultado do chumbo da proposta de AE e a manifestar a disponibilidade do sindicato para voltar a reunir, com vista a uma solução do impasse negocial.

No dia seguinte, dia 23 de Junho, o SNPVAC emitiu um novo comunicado, n.º 200, a informar que tinha recepcionado uma resposta da empresa manifestando disponibilidade para voltarem a reunir.

Todavia, já se passou mais de um mês desde a promessa das partes voltarem a reunir e, inexplicavelmente, ainda não fomos informados que tenha existido uma contra-proposta de Acordo de Empresa ou sequer uma singular reunião entre as partes, como seria expectável, visto que estamos a viver uma Paz Social podre.

Esta é uma situação, no mínimo, estranha, pois, a imagem que passa para os Tripulantes de Cabine é que o Conselho de Administração não quer negociar o Acordo de Empresa e que não tem respeito por quem veste a camisola da empresa sempre que vai voar, o que acaba por fazer escalar o sentimento de injustiça e de revolta que hoje em dia vivemos na SATA Internacional.

Pelo acima exposto, para que seja possível aos Tripulantes de Cabine sentirem que existe o máximo de transparência nas negociações e tentarmos recuperar a Paz Social, bem como permitir que V.ª exa. seja efectivamente esclarecida de todos os assuntos acima referidos, serve o presente para solicitar a V.ª Exa. que convide os nossos colegas Bruno Fialho e Robson Franco, para serem observadores nas próximas reuniões de negociação do Acordo de Empresa.

Os Subscritores,



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 02 agosto 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
73 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.