Voleibol de Praia na Ericeira - Praia dos pescadores

Para: Câmara municipal de Mafra, Policia MarÍtima - capitania de porto de Cascais

A Ericeira, pitoresca vila costeira de Portugal, é há muito conhecida por suas ondas perfeitas que atraem surfistas de todo o mundo. Do mesmo modo, a Ericeira tem atraído muitas pessoas que encontram na prática desportiva do voleibol de praia um desporto de eleição.

No entanto, tal como é necessário haver boas ondas para se fazer surf, o voleibol de praia tem na Ericeira, mais concretamente na praia dos pescadores, condições ímpares para a sua prática, devido ao abrigo natural dos fortes ventos a que a nossa costa está exposta e que impedem a prática de voleibol de praia em condições.

A prática deste desporto na praia dos pescadores está neste momento a ser posta em causa pela atuação da polícia marítima que, não obstante a lotação da praia e o cariz da prática desportiva (informal ou organizada), simplesmente impediu a prática de voleibol de praia na praia dos pescadores, que, como referido, possui condições únicas para a sua realização.

Em causa está a interpretação de que não está criada uma área desportiva demarcada, quando ela, de facto, já existe pela própria configuração da disposição do bar reservando uma área demarcada que apenas carece de ser oficializada.

Assim, a petição tem em vista expor o interesse de que qualquer constrangimento burocrático seja ultrapassado em prol dos praticantes e amantes desta modalidade, nesta praia de condições singulares para o efeito e sempre com respeito para com todos os banhistas e agentes económicos da praia.

Esta petição foi criada em 02 agosto 2023