O retardador para os acelerados.
Para: Exmo. Sr. Presidente da Republica; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República; Exmo. Sr. Ministro da Educação
Exmo. Sr. Presidente da Republica
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República
Exmo. Sr. Ministro da Educação
O principal aspeto negativo da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) é os professores “acelerados” recuperarem tempo de serviço.
Assim, proponho que seja retirado o tempo de serviço presenteado aos professores com menções de Excelente e Muito Bom e que esse tempo seja aplicado a todos. Sugiro que deixe de haver ligação entre a ADD e a progressão na carreira e que a esta esteja ligada, exclusivamente, ao tempo de serviço e formação.
A ADD é uma utopia. É uma infantilidade. É uma inutilidade. É dúbia e perversa. É impossível de se realizar, pois o desempenho de um professor não é mensurável. É, quiçá, inconstitucional, pois é oculta (os resultados não são públicos) e tem uma componente externa, logo a ordenação/vagas não devia ser circunscrita a uma escola.
O modelo antigo era muito melhor. Progredia-se com o tempo de serviço e formação. Progrediam os “bons” e os “maus”. Era amigável. Agora, pode progredir o “mau” e o “bom” não. É preciso extingui-la. Expôs as vaidades e nepotismos.
A ADD, conjuntamente com outros fatores, é a ruína da escola pública.