Petição pelo Fim das Touradas em Portugal

Para: Presidente da Assembleia da República

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República,

Nós, abaixo-assinados, cidadãos preocupados com o bem-estar animal, a cultura e o respeito à vida, vimos por meio desta petição manifestar veementemente nosso repúdio à continuidade das touradas realizadas em Portugal como por exemplo no emblemático edifício do Campo Pequeno, situado em Lisboa, Portugal.

O Campo Pequeno, inaugurado em 1892, é uma importante praça de touros que, ao longo dos anos, tem sido palco de eventos tauromáquicos controversos que resultam na exploração e no sofrimento de animais inocentes, especificamente dos touros. Entendemos que, no século XXI, é nosso dever promover uma sociedade mais compassiva e empática, onde os direitos dos animais sejam respeitados.

Considerando que:

1. As touradas envolvem a tortura e o maltrato intencional de animais, causando-lhes dor e sofrimento físico e psicológico;
2. Estudos científicos têm comprovado que os touros possuem sensibilidade, consciência e capacidade de sentir dor e estresse, assim como outros animais;
3. Muitos países e cidades têm tomado ações para proibir ou restringir as touradas, reconhecendo a crueldade inerente a essa prática;
4. A sociedade portuguesa tem evoluído no sentido de repudiar atividades que explorem animais para entretenimento, reconhecendo que é possível preservar tradições culturais sem causar sofrimento a seres sencientes.

Solicitamos, respeitosamente, que V. Exa. apoie a presente petição e empreenda esforços no sentido de introduzir legislação que proíba a realização de touradas no Campo Pequeno e em qualquer outra praça de touros em território português. Encorajamos a adoção de medidas que incentivem uma transição para eventos culturais alternativos, respeitosos e inclusivos.

Ao promover o fim das touradas no Campo Pequeno e em qualquer outra praça de touros em Portugal, estaremos enviando uma mensagem clara de compaixão e empatia em relação aos animais, bem como mostrando ao mundo que Portugal está em sintonia com os valores éticos e morais da sociedade moderna.

Contamos com o apoio de V. Exa. para que nossas vozes sejam ouvidas e que os direitos dos animais sejam respeitados, garantindo um futuro mais justo e consciente para todos.

Agradecemos a atenção dispensada a esta importante questão e aguardamos um posicionamento positivo em prol do fim das touradas no Campo Pequeno e em Portugal.

Esta petição foi criada em 23 julho 2023