Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo direito dos cães irem à praia.

Para: Presidente da Assembleia da República, Deputadas e Deputados à Assembleia da República

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,
Exmas. Senhoras Deputadas,
Exmos. Senhores Deputados,

Dirijo-me a V. Exas. com a intenção de que esta questão mereça da vossa parte toda a atenção.

Nos dias de hoje não se compreende como é que ainda não é permitido o acesso aos animais de companhia (cães) a todas as praias. Sendo que já existem algumas praias que são 'pet friendly', não é menos verdade que estas pecam por serem poucas e a maior parte sem qualidade de água, tanto para as pessoas como para os próprios animais.

Não se compreende que com praias tão extensas como as que temos ao longo da nossa costa, não seja permitido o acesso dos cães às mesmas.
Por exemplo, as praias da Costa da Caparica, é incompreensível que com aquela extensão de areal não se possa estar com o cão, à exceção da Praia de São Sebastião.
Existem áreas reservadas para as escolas de surf, por exemplo, então, em última instância que sejam criados espaços também com áreas reservadas para podermos usufruir de um dia de praia acompanhados dos nossos cães.

Nos países mais desenvolvidos da Europa são poucos os sítios em que os cães não são permitidos, sejam restaurantes, supermercados, praias, centros comerciais... são só alguns exemplos. No nosso país que o queremos tão avançado e desenvolvido, tão integrador, vedamos o acesso dos cães nas praias. De que nos serve que seja permitido esse acesso fora da época balnear?!

Obviamente que têm de ser respeitadas regras, como por exemplo, o uso de trela, a recolha dos dejetos por parte dos donos, algo que já é obrigatório na via pública.

Todos os dias ouvimos notícias sobre o abandono dos animais, principalmente na altura do verão. As autoridades, as associações entre outros fazem campanhas de consciencialização, em vez de tomar medidas concretas. Será que, se não houvesse tantas restrições aos animais, haveria tanto abandono? Não estamos a desculpar esse tipo de ato, mas provavelmente medidas tão simples e concretas poderiam ajudar a diminuir esse abandono.

Sabemos bem, e não é novidade nenhuma que quem suja e polui as praias são os humanos, seja com plástico, beatas, caricas, entre outros tipos de lixo.

Como acredito que V. Exas. quererão para Portugal o mesmo que nós desejamos; um país mais justo, mais civilizado à semelhança do que já acontece em outros países, em prol da defesa e do respeito pela vida animal, peço a V. melhor atenção para este pedido.

Sabemos que é possível - assim haja vontade política! Por uma sociedade mais civilizada, e respeitadora.

Muito respeitosamente,



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 19 Julho 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
811 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.