Sintra Mais Segura - Estrada de Janas-Carrascal-Mato Grande

Para: Presidente da Câmara Municipal de Sintra; Divisão de Trânsito

Ao Senhor Presidente da CMS, Dr. Basílio Horta,

Na qualidade de munícipes do Concelho de Sintra e utilizadores das suas estradas, vimos deste modo, apelar a uma solução urgente, com tomada de medidas, a fim de se reduzir a velocidade de circulação entre a Estrada de Janas e a Av. Nossa Senhora da Esperança, bem como de todas as estradas envolventes deste cruzamento (zona recreativa do Carrascal). Este local, de grande afluência de trânsito de passagem para vários destinos do Concelho, carece de sinalização, rotundas, lombas e passadeiras de forma a reduzir a velocidade de circulação e alertar para uma redobrada prudência. Ao longo dos tempos tem-se registado um número bastante elevado de ocorrências/sinistros, que decorrem da falta de visibilidade associada ao excesso de velocidade, muito acima do permitido por lei. Só na semana anterior foram registados três acidentes, o último dos quais, no dia 13 de julho, de grandes proporções e gravidade, arriscando-se a vida e o futuro de três jovens, moradores na zona, que regressavam a casa. Salienta-se, ainda, que a estrada do Carrascal, onde figura uma grande reta, constitui uma zona de piqueniques, onde se juntam grandes famílias em convívio e esteve já marcada por um acidente mortal. Assim, de forma a evitar estas situações dramáticas, irreparáveis e de grande sofrimento para todos é urgente que haja uma intervenção rápida e eficiente neste local, de forma a que se reduza a velocidade de circulação, permitindo manobras mais seguras, evitando os acidentes frequentes neste cruzamento e nos seus locais adjacentes.
Esperamos que V.ª Excelência, se digne a tomar medidas urgentes para evitar estes acidentes rodoviários que têm afetado drasticamente a vida de muitas famílias.

Esta petição foi criada em 16 julho 2023