ABAIXO-ASSINADO PELA RESOLUÇÃO IMEDIATA DA SEGURANÇA DE PEÕES NA ESTRADA NACIONAL Nº 17 (ESTRADA DA BEIRA) NO TROÇO QUE ATRAVESSA A FREGUESIA DE CEIRA
Para: Exmo. Senhor presidente da I.P., Infraestruturas de Portugal
Os cidadãos abaixo-assinado, residentes na freguesia de Ceira, com laços familiares à mesma ou, enquanto peões com necessidade de circular na mesma ou atravessá-la, vêm publicamente, demonstrar a sua preocupação com a falta de segurança existente, especialmente para quem tem de atravessar a via.
O aumento de fluxo de trânsito, particularmente desde a implementação de portagens no IP3, veio agravar as já precárias condições dos peões.
Dentro da localidade de Ceira, onde a faixa de rodagem é dupla, existem uma série de equipamentos públicos, tais como jardim de Infância, Creche, Centro de dia, Posto médico, Centro de Convívio, Pavilhão Gimnodesportivo, e ainda a Igreja Paroquial, cujo acesso apeado “obriga” a travessia da mencionada via, algumas vezes em vários troços.
As passadeiras existentes, muitas delas com falta de visibilidade, não garantem só por si a segurança.
Esta situação, que se arrasta ao longo de muitos anos e que é sobejamente conhecida, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Coimbra, sendo inclusive tema frequente nas assembleias de freguesia de Ceira, não tem merecido da parte de V. Exª a necessária e imprescindível resposta.
Enquanto cidadãos não nos compete encontrar a solução para este grave problema, mas sim, EXIGIR das entidades responsáveis que no cumprimento das “obrigações” que lhe são confiadas, neste caso a segurança de peões, A RESOLUÇÃO NO IMEDIATO DO PROBLEMA.
Os peões merecem respeito!
Ceira,
Os signatários