Aulas de 12 no horario da manha na Escola Secundária António Damásio

Para: Direçao da Escola Secundária António Damásio

Estamos a fazer esta petição para expressar a nossa preocupação em relação aos horários atuais das aulas do 12º ano, que ocorrem no período da tarde. Gostaria de solicitar encarecidamente que os horários sejam alterados para o período da manhã.

Apresento abaixo as razões pelas quais considero essa alteração necessária:

Desempenho acadêmico: Estudos científicos têm demonstrado consistentemente que os estudantes tendem a ter um desempenho melhor em atividades intelectuais pela manhã. Acredita-mos que mudar os horários do 12º ano para o período da manhã permitiria que os alunos estivessem mais alerta e concentrados durante as aulas, o que poderia resultar em um melhor desempenho acadêmico.

Concentração e produtividade: O período da tarde, especialmente após um almoço, é conhecido por ser um momento em que a capacidade de concentração diminui. Os estudantes podem se sentir mais sonolentos e menos produtivos durante esse período. Ao transferir as aulas do 12º ano para a manhã, os alunos teriam a oportunidade de aproveitar ao máximo sua energia e concentração naturalmente mais altas nesse horário.

Benefícios à saúde: Além dos aspectos acadêmicos, a alteração dos horários para o período da manhã também traria benefícios à saúde dos estudantes. Permitiria uma rotina mais equilibrada, com tempo adequado para descanso, sono e atividades extracurriculares no período da tarde. Isso promoveria um estilo de vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida para os estudantes.

Preparação para a vida profissional: É importante realçar que, após a conclusão do 12º ano, muitos estudantes irão ingressar no mercado de trabalho ou iniciar sua formação acadêmica em nível universitário. No mundo profissional, os horários de trabalho geralmente estão alinhados com o período matinal. Portanto, adaptar os horários escolares para a manhã ajudaria a preparar os estudantes para futuros compromissos profissionais.

Com base nessas considerações, gostaria de pedir que a direção da escola secundária António Damásio leve em consideração esta petição e reavalie a programação das aulas do 12º ano, movendo-as para o horário da manhã. Essa mudança seria benéfica não apenas para o desempenho acadêmico dos alunos, mas também para sua saúde e preparação para a vida profissional.

Esta petição foi criada em 22 junho 2023