Não á EXCLUSIVIDADE da Bitola Ibérica
Para: Autoeuropa, Ministério da Economia
Petição para que não passe ao esquecimento
10º Congresso Rodoferroviário Português
“3.1 – Essência da proposta - O que propomos é a gestão separada de duas redes (durante as próximas décadas, porque uma nova rede de bitola UIC, e/ou a transição da bitola da rede existente não pode fazer-se instantaneamente), uma de alta velocidade e mercadorias para mais de 250 km/h e para 100 km/h respetivamente, com linhas novas de bitola UIC, e outra principalmente com linhas existentes em bitola ibérica, a exemplo de Espanha (gestão individualizada ADIF e ADIF AV) e do Rail Baltica (Talin-Varsóvia em bitola UIC). Discordamos assim da estratégia oficial de exclusividade da bitola ibérica (ver apresentação da IP em seminário no porto de Leixões em 16mai2022).”
Ver texto em https://10crp.crp.pt/wp-content/uploads/2022/07/Sessao-Paralela-16.pdf
Como várias vezes no passado, Portugal enfrenta dificuldades. Desta vez é a gestão duvidosa que gera mau estar, em todos os que pensam não só no agora, mas também nas gerações futuras.
Está provado, que a oposição em minoria não consegue impedir, fazer passar ou criar qualquer alternativa, às sucessivas decisões, que alguns ILUMINADOS Ministros, têm tomado. Falamos mais especificamente do futuro da ferrovia.
Aliás, ainda ontem 7 de Junho 2023, na SIC Noticias negócios da semana. Onde os Ilustres Convidados, repetiram o que O Dr. Henrique Neto, recentemente também convidado deste programa garantiu que;
"Fui convidado pelo Ex/Ministro Nuno Santos, para me convencer de que a decisão de continuarmos só com a Bitola Ibérica, era seguramente a melhor decisão, como a mais viável para o País. Tentei de todas as formas explicar-lhe, que para além dos cortes no financiamento de Bruxelas, seria um erro enorme"
Mas não é só:
Já no dia 5 de Maio 2021, O Correio do Minho escrevia; Autarcas, Empresários e peritos contra a continuação exclusiva da bitola ibérica na ferrovia.
Para o efeito foi criada mais uma Petição em que (considera políticas da UE e do Governo de requalificação da ferrovia mal fundamentadas, pelo que conduzirão Portugal ao “isolamento económico”. Ricardo Rio era um dos signatários.
Importante a ter em conta; sempre que um Governo se torna autoritário, só o povo consegue ter a força e a determinação para fazer mudar o rumo.
Primeiro Signatário:
António Cerejo Pragosa
Estrada D. Maria I, nº 54 Casal Relvas
Casal Relvas – 2440-354 Batalha
Titular do cartão de cidadão nº 04303003