Petição pela suspensão do abate de árvores no Largo da Feira em Arrifana

Para: público em geral

Somos um grupo de cidadãos que tem assistido à vedação da área do Largo da Feira em Arrifana, onde durante décadas se realizou a Feira dos Quatro e recentemente fomos informados que vão proceder supostamente à reabilitação daquele espaço, com a criação de lugares de estacionamento, o que irá obrigar ao corte de árvores de grande e médio porte, num espaço que é de todos e para todos os cidadãos que ali convivem e que usufruem daquele espaço.

Não podemos ficar a assistir, impavidamente, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, ao abrigo de fundos comunitários, realizar um projeto que envolve a destruição de um património natural de árvores frondosas, como aconteceu, a título de exemplo, nas Caldas de São Jorge (!), pelo que vimos solicitar a suspensão imediata deste projeto e do implícito corte das árvores existentes no Largo da Feira, pois constitui um património de elevado interesse ecológico e paisagístico, não apresentando em nossa opinião e a olho nu doença e/ou risco de queda que coloque em causa a segurança de pessoas e bens.

Não faz sentido que os projectos não procurem soluções técnicas que enquadrem as espécies arbóreas saudáveis existentes, nas novas opções urbanísticas.

Assim, os subscritores desta petição solicitam a V.Ex.a o maior empenho para suspender este projeto impedindo o corte das árvores.

Esta petição foi criada em 16 maio 2023