Reintegração do Professor Vladimir Pliassov como responsável pelo Centro de Estudos Russos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Para: Reitor da Universidade de Coimbra
Exmo Senhor Reitor da Universidade de Coimbra,
Nós, cidadãos portugueses conscientes de valores éticos incontornáveis, vimos, por este meio, solicitar-lhe a reintegração do Professor Vladimir Pliassov como responsável pelo Centro de Estudos Russos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
O Professor Vladimir Pliassov, durante 35 anos, prestou um inestimável serviço à Universidade de Coimbra no ensino da literatura, da cultura e da história russas, num espaço que se tornou, em 2012, o primeiro Centro de Estudos Russos (CER) da Península Ibérica, que prestigiou em muito a universidade que V. Exa dirige.
É eticamente reprovável que um conflito que nada tem a ver com pessoas que prestam um contributo inestimável na promoção da sua cultura determine o seu cancelamento.
É lamentável que pessoas cujas habilitações literárias lhes deveriam dar mundo, distanciamento narrativo, gosto pela liberdade e sentido de justiça optem pela discriminação, pela perseguição política e pela injustiça, num desrespeito total pelos direitos humanos.
Como tal, vimos, por este meio, reforçar o nosso pedido: a reintegração do Professor Vladimir Pliassov como responsável pelo Centro de Estudos Russos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Caso isso não se verifique, fica comprovado que a universidade que dirige se rege por preconceitos e estereótipos, que são sempre redutores e próprios do senso comum e não de um ambiente académico, científico.
Agradecendo a atenção dispensada ao nosso pedido, subscrevemo-nos,