Reabilitar os jardins da AAC - Associação Académica de Coimbra

Para: Reitoria da Universidade de Coimbra, Direção Geral da Associação Académica de Coimbra

Esta petição é movida por um grupo de antigos alunos da UC e destina-se a retirar do estado de abandono e degradação os Jardins da AAC e a promover a sua regular manutenção. Estes jardins são parte ntegrante do emblemático edifício da Associação Académica de Coimbra, representante da Arquitetura do Movimento Moderno em Portugal, titular da categoria de Imóvel de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 78/2010, DR, 2.ª série, n.º 15, de 22 de janeiro 2010. Resultam de um Projeto de Paisagismo datado de 1961 de autoria de Manuel Cerveira e contêm patrimonio muito valioso, como é o caso do painel de azulejos de João Abel Manta. A atual degradação é motivo de vergonha para quem já lá passou e por quem lá passa atualmente, e resulta em grande parte de um misto de falta de manutenção e abandono. Um jardim cuidado nunca será tão facilmente vandalizado, por isso não podemos consentir que se perpetue a degradação dos espaços físicos frequentados pela Academia.

Esta petição foi criada em 10 Maio 2023