Eliminar e Controlar a Praga de Pombos em Lisboa
Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Exmo. Primeiro Ministro; Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Os pombos são um problema para a saúde pública
As aves são uma fonte comum de transmissão de doença por contaminação alimentar, além de poderem contaminar o alimento diretamente com matéria fecal, penas ou parasitas. Sabe-se, por exemplo que os pombos podem transportar nas suas patas bactérias como a salmonella, podendo transmitir a bactéria quando caminham em áreas onde as pessoas colocam os seus alimentos, como bancos ou mesas situadas ao ar livre.
Os pombos também são hospedeiros de vários ectoparasitas que podem afetar as pessoas, como o percevejo do ninho do pombo (Cimex columbarius), a carraça do pombo (Argas reflexus), a pulga do pombo (Ceratophyllus columbae) ou várias espécies de piolhos ou ácaros, que se podem introduzir nas casas a partir dos ninhos construídos perto dos edifícios ou vivendas.
Existem várias medidas que poderiam ser implementadas para manter os pombos afastados, no entanto, ao momento é de conhecimento geral que nada é feito para acabar com esta praga, nomeadamente, as coimas que existem para pessoas que alimentam a espécie, não estão a ser aplicadas.
Para além de um problema para a sáude publica, são também uma fonte de poluição (pombos mortos na rua, os carros na rua todos sujos com excrementos de pombos, cafés, esplanadas, parques que hoje em dia estão pejados de pombos que atacam a comida, pessoas na rua que levam com dejectos de pombos, e muito mais)
São uma verdadeira praga e tem que haver uma solução.