Marcha pelo direito à Saúde 20 de maio

Para: População de Portugal

ABAIXO-ASSINADO

Mais SNS, Melhor Saúde

O Serviço Nacional de Saúde (SNS), tem sido, ao longo de décadas, o garante do acesso à saúde a todos os portugueses, como ficou demonstrado durante a Pandemia.

Contudo, o SNS tem vindo a sofrer com a política, de vários governos, que provoca a sua degradação, o seu enfraquecimento e pode levar ao colapso em áreas fundamentais. O SNS está na mira do avanço dos interesses dos grupos económicos privados com crescente influência nas decisões políticas.

Degradam-se os direitos dos profissionais e as condições de trabalho. Restringe-se o investimento e o financiamento. Limita-se a autonomia e a democraticidade da gestão. Enquanto isso, uma parcela cada vez maior dos recursos públicos são transferidos para os grupos económicos, empobrecendo o SNS.

Não precisamos de outro modelo de organização da saúde, muito menos de um que trate em pé de igualdade os serviços públicos e os negócios privados. Do que precisamos é de Mais SNS, para com isso garantir o acesso a toda a população, em condições de igualdade, a todos os cuidados de saúde.

A Constituição consagrou o Serviço Nacional de Saúde como o instrumento para a concretização do direito à saúde dos portugueses. É preciso defendê-lo!

Por tudo isto, apoiamos a Marcha pelo direito à Saúde a realizar a 20 de maio, exigindo uma política que respeite os profissionais e garanta o acesso aos cuidados de saúde. E apelamos a todos os que querem defender e reforçar o SNS e o direito à saúde para que se juntem a esta Marcha.

Esta petição foi criada em 01 Maio 2023
1.010 Pessoas