Rotatividade do pessoal não docente na EB1 Vila Fresca de Azeitão

Para: Agrupamento de Escolas de Azeitão

É nossa convicção que o papel do pessoal auxiliar na comunidade educativa é fundamental no acompanhamento das crianças fora da sala de aula - pela relação de confiança que estabelecem com elas e pelo conhecimento que se estabelece entre auxiliares, pais e familiares.

No espaço de recreio, dada a maior liberdade que as crianças têm para brincar, é proporcionalmente maior a responsabilidade de garantir a sua segurança, quer física, quer emocional. Conhecer as características de cada criança, ajuda não só a prevenir certas situações de perigo, como a resolver de forma adequada e ajustada situações de conflito, entre outras.

Por outro lado, também as crianças precisam de tempo para desenvolver relações de confiança com o adulto, para poder partilhar quaisquer necessidades, sentimentos ou conflitos.

A nossa escola é relativamente pequena e ainda assim as questões relacionadas com a gestão do pessoal auxiliar educativo têm sido demasiadas e recorrentes, nomeadamente a dois níveis:

1. Não consideramos suficientes duas profissionais (ainda que esteja assegurado o rácio de auxiliares pelo número de crianças):
- No período de entradas e saídas, uma auxiliar apenas é insuficiente - Não se podendo afastar do portão, todas as crianças já no recreio ficam sem qualquer supervisão.
- Durante um período das horas de almoço, e para garantir a pausa das profissionais, fica também apenas uma auxiliar.
- Havendo algum momento em que uma das auxiliares tenha que se ausentar - ou para dar apoio a alguma criança em particular, ou por outros motivos, fica apenas uma pessoa num recreio com perto de 75 crianças.

2. A rotatividade das auxiliares nesta escola tem ultrapassado os limites do razoável. Tendo sido a primeira substituição por motivos de baixa, desde essa altura já se seguiram mais três - não tendo sido comunicado aos pais quaisquer razões para tal.

Como realçado no início desta exposição, estarmos constantemente em substituições (e aparentemente arbitrárias) diminui a segurança física e emocional das crianças no espaço do recreio, assim como impacta negativamente os laços de confiança e afetivos das crianças para com as pessoas que com elas convivem diariamente.

Esta situação tem causado instabilidade nas crianças, assim como uma notável perda de confiança por parte dos pais e encarregados de educação, face a tanta alteração.

Enquanto pais e encarregados de educação, não podemos tolerar mais a forma como esta situação tem sido gerida - a nossa escola e as nossas crianças não podem ser tratadas como recurso pontual para reajustes do pessoal auxiliar educativo do agrupamento.

Exigimos por isso a estabilidade do pessoal não docente, assim como a presença em todos os momentos de duas auxiliares na escola.

Agradecemos desde já a atenção com a expectativa de que seja dado ao tema a relevância e urgência merecida.

Associação de Pais de Vila Fresca de Azeitão

Esta petição foi criada em 19 abril 2023