Pedir a suspensão do alcatroamento do troço da Ecopista do Corgo, da Antiga Estação até à UTAD.

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Vila Real, Dr. Rui Santos

Vimos por este meio expressar a nossa preocupação e pedir a sua atenção relativamente a uma obra pública que se encontra atualmente a decorrer no troço da Linha do Corgo, atual Ecopista do Corgo, que liga a Antiga Estação à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A passagem do comboio por este troço remonta a 1 de abril de 1906, dia de chegada deste pela primeira vez à estação de Vila Real. Suportada pela Companhia Vinícola de Portugal, no seu auge, a Linha chegou a ligar a Régua a Chaves através da ferrovia, tendo sido planeada a ligação a Espanha. Em 2009, infelizmente, a Linha foi fechada, tendo sido totalmente encerrada em julho de 2010.

No Plano Ferroviário Nacional está prevista a reabertura da Linha do Corgo, fazendo a ligação a Vila Real, destacando-se a sua potencialidade de transporte local e de turismo.

Para além deste aspeto, este troço na Ecopista do Corgo, anterior Linha do Corgo, constitui um dos principais acessos à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É um espaço florestal verdejante, ativamente frequentado por pedestres, quer com o objetivo de contacto com a Natureza, quer com o objetivo de deslocação até à Universidade por um sítio aprazível com a mínima interferência urbana. Está, inclusive, incluído na Rede Natura Marão-Corgo-Alvão.

No entanto, tal espaço encontra-se atualmente ameaçado pela construção de uma ciclovia, com especial destaque para a introdução de asfalto/alcatrão no seu caminho pedonal.

Sabemos que a UTAD, devido às variadas inclinações do seu terreno, não possui um espaço atrativo para a prática ciclável, sendo o seu usufruto por este meio um caso pontual. Destacamos como exemplo o acesso ao Polo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais, o qual seria o ponto terminal da ciclovia. No entanto, tais inclinações apresentam um constrangimento muito menor para quem se desloca a pé.

Vimos, desta forma, opor-nos à introdução de alcatrão/asfalto no percurso que vai desde a Estação à UTAD, pedindo a suspensão desta introdução e a reconsideração do projeto.

Esta petição foi criada em 07 abril 2023