Queremos A ROTUNDA
Para: Exmo Senhor Primeiro Ministro, Exmo Senhor Presidente da República, Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo Senhores da IP e Exmo Senhores da RAL
Nós, os abaixo-assinados, utentes do cruzamento da Nora na EN 125, vimos por este
meio manifestar o nosso protesto e indignação pela forma como as entidades
responsáveis, IP e RAL, têm procedido com respeito ao referido cruzamento.
Há décadas que este cruzamento é conhecido como um dos pontos negros da EN 125.
Há décadas que existem diversas promessas para tornar este cruzamento mais seguro,
sendo que com a prometida requalificação da via, estará prevista a colocação de uma
rotunda.
Contudo, passaram os meses e os anos, e nada aconteceu. Quando, em fevereiro e março
vieram proceder a uma “operação de desenrascanço”, isto só surgiu como resposta
direta a um novo acidente grave, após o qual o poder local voltou a pressionar a RAL e
a IP para exigir uma solução. Porém as alterações agora introduzidas em dois passos, à
pressa, de forma ilegal por não terem sido coordenadas com o poder local, em vez de
resolverem os problemas do cruzamento, ainda produziram novas dificuldades tanto a
nível da falta de segurança, como também a nível de “impracticabilidade”.
Atualmente, quem sai de Santa Rita e pretende virar para a esquerda, é obrigado a
dirigir-se por 4 quilómetros no sentido contrário até chegar a uma rotunda para proceder
à inversão de marcha em segurança. Para quem vem de Tavira e pretende virar para
Santa Rita, legalmente, tem que andar 3 quilómetros até à rotunda de Vila Nova de
Cacela, para proceder à inversão de marcha e poder depois virar para Santa Rita.
Isto é um verdadeiro “gozar com a vida das pessoas e dos profissionais” que perdem
tempo de forma inútil, que têm custos adicionais e uma pegada ecológica muito mais
elevada devido à maior quilometragem, que resulta dos caprichos e do desinteresse
óbvio das entidades responsáveis que, em vez de resolverem um problema, criaram
diversos novos. Na prática, muitos condutores optam por realizar inversões de marcha
perigosas, onde isso não é proibido, aumentando assim o risco de algum acidente
ocorrer devido a essas manobras perigosas. Já os camiões que precisam de aceder a
Santa Rita, não têm outra opção, que não seja fazer mais 8 quilómetros só porque sim.
Contudo, as Entidades ainda fazem pior: quando lhes é exigida a reparação dos
problemas que eles próprios causaram, preferem empurrar responsabilidades entre
concessionária e subconcessionária, em vez de corrigirem os seus erros em conjunto,
como seria a sua obrigação. Entretanto, as populações locais, os turistas e os
profissionais de estrada sofrem diariamente com as consequências destas péssimas
decisões técnicas.
Estamos cansados e fartos de sermos autenticamente “gozados” pelas Entidades
responsáveis que nos ignoraram durante todos estes anos, para depois colmatar o seu
desprezo com alterações que ainda pioraram as condições do cruzamento e dificultam
ainda mais as vidas das pessoas.
Queremos uma solução viável e sensata para o cruzamento da Nora!
Queremos uma Rotunda – já! Contudo, aceitamos também qualquer outra das soluções
que já foram sugeridas, e que são todas melhores, do que os blocos de cimento e pins,
que lá se encontram atualmente, nomeadamente a Norte deste cruzamento.
É preciso acabar com a sinistralidade neste cruzamento que coloca diariamente vidas
humanas em risco.
Exigimos que os responsáveis na IP e RAL parem de empurrar as culpas entre eles, e
que finalmente sirvam as populações, conforme é a sua função.
|
Assinaram a petição
204
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|