Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Mudança de regra na lei de assistência a filho da Segurança Social

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Com base na Lei da Segurança Social relativa à assistência a filho, que prevê uma remuneração de 100% durante a baixa, gostaria de solicitar uma alteração na regra para que o direito a essa remuneração seja concedido mesmo aos pais que não detenham a guarda total parental. A regra atual protege apenas os pais trabalhadores em guarda partilhada.

No meu caso, e acredito que no de muitas outras famílias, eu não detenho a guarda total do poder parental e, por isso, não sou abrangida pela regra da Segurança Social que exige que ambos os progenitores estejam a trabalhar para ter direito ao recebimento da baixa remunerada a 100%. Sou trabalhadora e o progenitor não trabalha, o que me impede de ser contemplada por essa regra.

Como o progenitor não está a cumprir com as suas responsabilidades, eu, como mãe, fico privada de apoio e sou obrigada a faltar ao trabalho sempre que as crianças ficam doentes, sem receber qualquer tipo de remuneração.

Por isso, gostaria de pedir a colaboração de todos nesta petição, para que a regra seja alterada e permita que os pais que não detenham a guarda total também tenham direito à remuneração durante a baixa por assistência a filho, independentemente da situação laboral do outro progenitor.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 27 março 2023
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
59 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.