Pedido de Cooperação para aplicação relvado sintético na FIDEC

Para: Exmo. Senhor Presidente da Camara Municipal de Aveiro - Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro

Santa Joana, 18 de Março de 2023

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro

A Frente Impulsionadora Desporto e Cultura – FIDEC, vêm por este meio solicitar a vossa cooperação e diálogo com esta Associação desportiva da cidade de Aveiro.

A FIDEC, foi fundada no dia 20 de Abril de 1977, e desde a sua fundação até à atualidade prática as suas funções centradas no apoio, acompanhamento e desenvolvimento de jovens através da prática do desporto.

Situa-se na Freguesia de Santa Joana na cidade de Aveiro, zona pacata, onde se situam dois complexos habitacionais sociais e onde o foco da FIDEC, é proporcionar aos jovens com carência económica, igualdade e equidade, no âmbito desportivo e social.

No início a Associação, centrou-se na prática de futebol e ciclismo. No ciclismo a Associação organizou vários eventos e participou em diversas provas de estrada, mas infelizmente este projeto acabou por ser terminado devido à falta de apoio e verbas, sendo difícil para a associação manter despesas avultadas em relação à prática deste desporto.
A modalidade de futebol foi mantida ao longo dos anos pela Associação, apesar de todos os anos ser uma tarefa árdua fazer face a todas as dificuldades.

A FIDEC, já teve equipas em vários escalões, Seniores Masculinos no campeonato distrital, futebol feminino sénior em competição no Nacional, ambas com excelentes resultados.
Estas equipas para além de proporcionar sucesso desportivo à Associação, também envolvem a comunidade da Freguesia de Santa Joana e Freguesias vizinhas a participar no espetáculo que é um evento desportivo, sendo com certeza um fator de dinamismo para o Município.

Este projeto manteve-se até ao ano de 2005, que por devido a falta de apoios foi abandonado por parte da direção por não ter capacidades financeiras para manter este projeto de grande envergadura.

Desde a fundação da Associação, existiram sempre equipas de formação no ativo, tais como os escalões de infantis, iniciados, juvenis e juniores. Algumas equipas destes escalões estiveram presentes na 1ª divisão distrital, outro na 2º divisão obtendo sempre bons resultados.

No ano de 2017, a Associação decidiu abrir novamente o escalão sénior, onde estive presente na competição Inatel por duas épocas seguidas, no qual foi forçado a desistir novamente do projeto devido a falta de verbas e apoios.

Na presente época a FIDEC, tem três equipas inscritas nos campeonatos da Associação de Futebol de Aveiro, nomeadamente os escalões de Sub11, Sub17 e Sub23. No início desta época a Associação tinha previsto a reativação da equipa feminina onde o Clube contou com 14 jogadoras, mas como a Associação não tem forma de oferecer as melhores condições (de momento) para a equipa feminina o Clube viu-se forçado em desistir do projeto.

Desde a sua Fundação a FIDEC, conta com mais de 2.500 atletas federados e com mais de 3.000 jogos em competições oficiais.

A permanecia e continuidade desta associação só é possível com a ajuda pro bono de todos os intervenientes a este clube, pois se não tem qualquer ajuda institucional (aguardando que esta situação se altere com a abertura de diálogo e colaboração por parte da Autarquia), resta-nos só alguns contributos pontuais de patrocinadores e cotas que são diminutas e que na maioria das vezes não fazem face às despesas correntes do clube.

Sempre foi e sempre será aumentar o nosso contributo social e desportivo à comunidade da Freguesia de Santa Joana, proporcionar especialmente aos jovens que são habitantes dos dois complexos de habitação social, uma forma saudável e pacifica de serem inseridos na sociedade e desta forma não correr o risco de adotar comportamentos desviantes, mas que para isto seja possível só com a melhoria das condições que oferecemos até à data de hoje.

Para ser oferecida na plenitude as melhores condições possíveis aos jovens, a Direção da FIDEC, candidatou-se ao fundo “Crescer 2024” da Federação Portuguesa de Futebol com a pretensão de obter financiamento para a aplicação do relvado sintético nas suas instalações desportivas, no qual a FIDEC, é o único clube a disputar campeonatos da Associação de Futebol de Aveiro (equipas de formação), em campo “pelado”, recordando que nos encontramos em pleno ano de 2023. (Podem verificar a veracidade da situação atual do Clube acedendo a este link: https://www.facebook.com/fidec14 )

A candidatura ao Pilar 3 - Melhoria das Infraestruturas do Crescer 2024 mereceu o reconhecimento e aprovação das entidades competentes, tendo sido atribuído ao nosso projeto a verba de 44.077,18 €.

Este é um passo decisivo para o Clube, para a Freguesia e para o Município, dotando a FIDEC na melhoria de condições para os nossos atletas e tornando possível o fator de igualdade em termos desportivos.

A Direção da FIDEC, tem a consciência que o valor atribuído não contempla na totalidade o valor da obra, pedindo desta forma a abertura para diálogo e criação de laços de cooperação por parte da C.M de Aveiro, no sentido de apoiar a FIDEC neste projeto.

A Direção da FIDEC, está ciente que ao melhorar as condições das infraestruturas estará a dar um contributo enorme à comunidade, beneficiando assim os Atletas, o Município de Aveiro, a Freguesia de Santa Joana e o Clube.

Aguardamos que esta petição leve a Autarquia na abertura de canais de diálogo e cooperação com a Frente Impulsionadora Desporto e Cultura.

O nosso muito obrigado!

Pedido de Cooperação para aplicação relvado sintético na FIDEC, para Exmo. Senhor Presidente da Camara Municipal de Aveiro - Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro foi criada por: Frente Impulsionadora Desporto e Cultura.
Esta petição foi criada em 18 Março 2023